Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Mostra Fotográfica vai relatar os 100 anos do Rio Jamari


 

Durante a semana da pátria, a Fundação de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Ariquemes estará realizando a I Mostra Fotográfica dos 100 Anos da Exploração Oficial do Rio Jamari.

O evento será nos dias 02 e 03 de setembro, das 8h às 22h, no Espaço Cultural do Centro Administrativo Municipal Dr. Carpintero. A Mostra terá a coordenação do professor Washington Heleno, que é historiador e estudou o acervo fotográfico do Museu do Índio, no Rio de Janeiro.

“Ariquemes terá o privilégio de conhecer através desta exposição vários registros que fazem parte de sua história. O material será apresentado em primeira mão para a população. Estaremos expondo durante o dia e à noite para facilitar as visitações da classe estudantil e de toda comunidade. Espero que todos participem, com isso, aumentaremos o conhecimento sobre a terra em que vivemos”, convida o professor Washington.

O Rio

O potencial econômico do Rio Jamari já era conhecido pelas Capitanias do Mato Grosso e Grão Pará, desde o fim do Século XVIII.

No início do Século XX, a Comissão Rondon chefiada pelo Major Rondon, identificou a Região de Ariquemes como um polo de produção de látex e de grande diversidade étnica. Além dos seringueiros, viviam aqui, três grupos indígenas: Arikem, Caritiana e Bocas Pretas ou Bocas Negras.

Ao se deparar com essas riquezas, Rondon determinou a exploração científica do Rio Jamari, missão realizada entre os anos de 1910 e 1911, pelo então Tenente Otávio Félix.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Natal Porto Velho Luz chega ao fim com recorde de público e aprovação da comunidade

Natal Porto Velho Luz chega ao fim com recorde de público e aprovação da comunidade

Sucesso de público, bom gosto e aprovação da comunidade. Assim podem ser resumidos os 50 dias em que o Natal Porto Velho Luz, no Parque da Cidade, est

Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos

Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos

Porto Velho aparece no centro do debate nacional sobre gestão pública após os resultados preliminares da maior avaliação independente de serviços pú

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Gente de Opinião Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)