Porto Velho (RO) quinta-feira, 24 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Mostra Fotográfica vai relatar os 100 anos do Rio Jamari


 

Durante a semana da pátria, a Fundação de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Ariquemes estará realizando a I Mostra Fotográfica dos 100 Anos da Exploração Oficial do Rio Jamari.

O evento será nos dias 02 e 03 de setembro, das 8h às 22h, no Espaço Cultural do Centro Administrativo Municipal Dr. Carpintero. A Mostra terá a coordenação do professor Washington Heleno, que é historiador e estudou o acervo fotográfico do Museu do Índio, no Rio de Janeiro.

“Ariquemes terá o privilégio de conhecer através desta exposição vários registros que fazem parte de sua história. O material será apresentado em primeira mão para a população. Estaremos expondo durante o dia e à noite para facilitar as visitações da classe estudantil e de toda comunidade. Espero que todos participem, com isso, aumentaremos o conhecimento sobre a terra em que vivemos”, convida o professor Washington.

O Rio

O potencial econômico do Rio Jamari já era conhecido pelas Capitanias do Mato Grosso e Grão Pará, desde o fim do Século XVIII.

No início do Século XX, a Comissão Rondon chefiada pelo Major Rondon, identificou a Região de Ariquemes como um polo de produção de látex e de grande diversidade étnica. Além dos seringueiros, viviam aqui, três grupos indígenas: Arikem, Caritiana e Bocas Pretas ou Bocas Negras.

Ao se deparar com essas riquezas, Rondon determinou a exploração científica do Rio Jamari, missão realizada entre os anos de 1910 e 1911, pelo então Tenente Otávio Félix.

Fonte: Ascom

 

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam