Sexta-feira, 27 de agosto de 2010 - 10h07
Durante a semana da pátria, a Fundação de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Ariquemes estará realizando a I Mostra Fotográfica dos 100 Anos da Exploração Oficial do Rio Jamari.
O evento será nos dias 02 e 03 de setembro, das 8h às 22h, no Espaço Cultural do Centro Administrativo Municipal Dr. Carpintero. A Mostra terá a coordenação do professor Washington Heleno, que é historiador e estudou o acervo fotográfico do Museu do Índio, no Rio de Janeiro.
“Ariquemes terá o privilégio de conhecer através desta exposição vários registros que fazem parte de sua história. O material será apresentado em primeira mão para a população. Estaremos expondo durante o dia e à noite para facilitar as visitações da classe estudantil e de toda comunidade. Espero que todos participem, com isso, aumentaremos o conhecimento sobre a terra em que vivemos”, convida o professor Washington.
O Rio
O potencial econômico do Rio Jamari já era conhecido pelas Capitanias do Mato Grosso e Grão Pará, desde o fim do Século XVIII.
No início do Século XX, a Comissão Rondon chefiada pelo Major Rondon, identificou a Região de Ariquemes como um polo de produção de látex e de grande diversidade étnica. Além dos seringueiros, viviam aqui, três grupos indígenas: Arikem, Caritiana e Bocas Pretas ou Bocas Negras.
Ao se deparar com essas riquezas, Rondon determinou a exploração científica do Rio Jamari, missão realizada entre os anos de 1910 e 1911, pelo então Tenente Otávio Félix.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025
A manhã deste domingo (30) marcou a volta da Corrida de Voadeiras ao Rio Madeira, dentro da programação da Agrotec - 1ª Feira Tecnológica de Agroindús

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho
Porto Velho viveu um momento inédito neste sábado (29). Pela primeira vez, uma pista de gelo recebeu o público da capital de forma gratuita. Instalada

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo
A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr
Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)