Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Mostra Fotográfica vai relatar os 100 anos do Rio Jamari


 

Durante a semana da pátria, a Fundação de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Ariquemes estará realizando a I Mostra Fotográfica dos 100 Anos da Exploração Oficial do Rio Jamari.

O evento será nos dias 02 e 03 de setembro, das 8h às 22h, no Espaço Cultural do Centro Administrativo Municipal Dr. Carpintero. A Mostra terá a coordenação do professor Washington Heleno, que é historiador e estudou o acervo fotográfico do Museu do Índio, no Rio de Janeiro.

“Ariquemes terá o privilégio de conhecer através desta exposição vários registros que fazem parte de sua história. O material será apresentado em primeira mão para a população. Estaremos expondo durante o dia e à noite para facilitar as visitações da classe estudantil e de toda comunidade. Espero que todos participem, com isso, aumentaremos o conhecimento sobre a terra em que vivemos”, convida o professor Washington.

O Rio

O potencial econômico do Rio Jamari já era conhecido pelas Capitanias do Mato Grosso e Grão Pará, desde o fim do Século XVIII.

No início do Século XX, a Comissão Rondon chefiada pelo Major Rondon, identificou a Região de Ariquemes como um polo de produção de látex e de grande diversidade étnica. Além dos seringueiros, viviam aqui, três grupos indígenas: Arikem, Caritiana e Bocas Pretas ou Bocas Negras.

Ao se deparar com essas riquezas, Rondon determinou a exploração científica do Rio Jamari, missão realizada entre os anos de 1910 e 1911, pelo então Tenente Otávio Félix.

Fonte: Ascom

 

Mais Sobre Municípios

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, dará início nesta terça-feira, 18/01, a campanha de vacinação infantil

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

A obra de recapeamento asfáltico da avenida Mamoré, uma das principais vias da zona Leste de Porto Velho, está em execução desde dezembro e 4,1 km est

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Através de despacho do Conselheiro Relator Valdivino Crispin de Souza, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia estabeleceu diversas notificações co