Porto Velho (RO) quarta-feira, 21 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Moreira Mendes homenageia Ji-Paraná pelos seus 30 anos


Os 30 anos de emancipação política do município de Ji-Paraná, completados nesta quinta-feira, 22, foram lembrados pelo deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) em discurso dado como lido no plenário da Câmara. Enaltecendo pioneiros como Abel Neves, Fernando Ferreira, Neneu Teixeira, Jotão, Luiz Bernardi e Walter Bartolo, Moreira Mendes homenageou a todos aqueles que, direta ou indiretamente, fizeram e fazem o desenvolvimento do município que, na sua opinião, é "uma grande metrópole rondoniense".

"Graças à força, ao entusiasmo e ao trabalho de valorosos homens e mulheres de todo o Brasil, o município de Ji-Paraná vem experimentando um crescimento permanente e ganhando cada vez mais importância e projeção no cenário regional", disse Moreira Mendes, numa clara referência à importância aos brasileiros, sobretudo nordestinos, que se instalaram na região do chamado Vale do Urupá, atraídos pelos vastos seringais e por outras riquezas minerais e naturais.

Fraternos amigos

Moreira Mendes fez uma referência especial a "dois grandes e fraternos amigos", referindo-se a José de Abreu Bianco e a Assis Canuto, lembrando a trajetória do primeiro como deputado estadual presidente da Assembléia Constituinte, governador, senador, presidente da AROM – Associação Rondoniense de Municípios e, pela segunda vez, prefeito de Ji-Paraná, "onde realiza um brilhante trabalho", e do segundo, como prefeito de Ji-Paraná, deputado federal por dois mandatos, vice-governador e atual vice-prefeito de Ji-Paraná. "Bianco e Canuto têm uma enorme folha de serviços prestados não só a Ji-Paraná, mas também a todo o Estado de Rondônia", frisou.

Além dessas duas personalidades, o deputado fez questão de saudar os vereadores e toda a classe política local – citando Enivaldo Soares e José Lopes, companheiros seus de partido -, os secretários municipais, os representantes da justiça, das igrejas, das associações, a classe empresarial, os médicos, os advogados e demais profissionais liberais. E disse estar feliz em poder, a partir deste ano, também dar a sua contribuição para a melhoria da cidade. "Acabo de colocar emendas ao Orçamento 2008, uma delas no valor de R$ 800 mil para obras de pavimentação asfáltica nos bairros, e outra - que julgo da mais alta importância - com recursos da ordem de R$ 18 milhões, destinada a obras de esgotamento sanitário. Assim pretendo continuar até o fim do meu mandato, sempre pronto a ser parceiro deste grande e pujante município", antecipou.

O deputado concluiu parabenizando a todos os moradores pelo aniversário do município e renovando seus votos para que Ji-Paraná continue crescendo e ocupando seu lugar de destaque no Estado de Rondônia e no Brasil.

Fonte: Claudivan Santiago 

Mais Sobre Municípios