Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Moreira Mendes: Crédito a produtores rurais inadimplentes


O deputado federal Moreira Mendes garantiu ontem mais uma importante vitória para os produtores rurais brasileiros. O Plenário da Câmara aprovou emenda de sua autoria à Medida Provisória 372/07 assegurando aos produtores rurais com restrições legais ou cadastrais o acesso a linhas de financiamentos para quitação de dívidas de insumos (sementes, fertilizantes e agrotóxicos). A MP previa o financiamento apenas para produtores sem restrições cadastrais. Serão beneficiados agricultores com dívidas vencidas desde janeiro de 2005. A matéria será votada ainda pelo Senado.
Moreira Mendes afirma que a sua emenda vai garantir que a MP 372 alcance o seu principal objetivo, que é ajudar os produtores que sofrem com o endividamento. "Isso está sendo feito para ajudar o produtor rural que tem débito e impedimento no seu cadastro, ou seja, seu nome já está na Serasa e certamente já foi objeto de protesto", afirma. Na sua opinião, os bancos é que têm de se precaver com relação a empréstimos, analisando cada caso separadamente e aplicando suas regras. "Essa medida facilitará a vida do produtor rural, permitindo-lhe antes negociar com seu credor, com o banco, baixar as restrições e fazer uma operação casada", acrescenta ele. Ainda de acordo com o deputado, se a MP fosse beneficiar apenas os produtores sem restrições cadastrais, não teria eficácia e não adiantaria de nada.
Prazo
Os agricultores terão até 28 de setembro de 2007 para contratar o financiamento. A dívida financiada deverá ser quitada em, no máximo, quatro parcelas, de 2009 a 2012, com atualização pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) mais 5% ao ano.
Reunião em Ji-Paraná
Ao comemorar a aprovação de sua emenda pelo Plenário, Moreira Mendes disse que ela atende uma das maiores reivindicações dos produtores rurais em todo o País, que é conseguir crédito para renegociar as dívidas já vencidas. Ele lembrou, inclusive, que o endividamento rural foi um dos temas debatidos esta semana na reunião da Comissão de Agricultura da Câmara na cidade de Ji-Paraná, em Rondônia. O evento contou com a participação de mais de 500 lideranças ligadas à agropecuária rondoniense. "Foi um sucesso absoluto. Uma prova de que temos pessoas realmente comprometidas e engajadas na defesa desse importante setor", frisou o deputado.
Fonte: Claudivan Santiago - Agência Câmara)

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

A Prefeitura de Porto Velho anuncia a apresentação do Espetáculo Especial de Natal do Grupo Teatral Nova Canaã, que será realizado no dia 25 de dezemb

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito, realizou nesta segunda-feira (22) uma Mobilizaç

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Aos 80 anos, dona Maria do Carmo traz no olhar a emoção de quem passou uma vida inteira esperando por um único momento: a certeza de que a casa onde c

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)