Quarta-feira, 11 de julho de 2007 - 16h36
O deputado federal Moreira Mendes garantiu ontem mais uma importante vitória para os produtores rurais brasileiros. O Plenário da Câmara aprovou emenda de sua autoria à Medida Provisória 372/07 assegurando aos produtores rurais com restrições legais ou cadastrais o acesso a linhas de financiamentos para quitação de dívidas de insumos (sementes, fertilizantes e agrotóxicos). A MP previa o financiamento apenas para produtores sem restrições cadastrais. Serão beneficiados agricultores com dívidas vencidas desde janeiro de 2005. A matéria será votada ainda pelo Senado.
Moreira Mendes afirma que a sua emenda vai garantir que a MP 372 alcance o seu principal objetivo, que é ajudar os produtores que sofrem com o endividamento. "Isso está sendo feito para ajudar o produtor rural que tem débito e impedimento no seu cadastro, ou seja, seu nome já está na Serasa e certamente já foi objeto de protesto", afirma. Na sua opinião, os bancos é que têm de se precaver com relação a empréstimos, analisando cada caso separadamente e aplicando suas regras. "Essa medida facilitará a vida do produtor rural, permitindo-lhe antes negociar com seu credor, com o banco, baixar as restrições e fazer uma operação casada", acrescenta ele. Ainda de acordo com o deputado, se a MP fosse beneficiar apenas os produtores sem restrições cadastrais, não teria eficácia e não adiantaria de nada.
Prazo
Os agricultores terão até 28 de setembro de 2007 para contratar o financiamento. A dívida financiada deverá ser quitada em, no máximo, quatro parcelas, de 2009 a 2012, com atualização pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) mais 5% ao ano.
Reunião em Ji-Paraná
Ao comemorar a aprovação de sua emenda pelo Plenário, Moreira Mendes disse que ela atende uma das maiores reivindicações dos produtores rurais em todo o País, que é conseguir crédito para renegociar as dívidas já vencidas. Ele lembrou, inclusive, que o endividamento rural foi um dos temas debatidos esta semana na reunião da Comissão de Agricultura da Câmara na cidade de Ji-Paraná, em Rondônia. O evento contou com a participação de mais de 500 lideranças ligadas à agropecuária rondoniense. "Foi um sucesso absoluto. Uma prova de que temos pessoas realmente comprometidas e engajadas na defesa desse importante setor", frisou o deputado.
Fonte: Claudivan Santiago - Agência Câmara)
Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Páscoa no Parque reúne mais de 64 mil pessoas e movimenta economia de Porto Velho
A programação “Páscoa no Parque”, realizada entre os dias 1º e 5 de abril, no Parque da Cidade, em Porto Velho, reuniu um público de mais de 64 mil pe

Prefeito Affonso anuncia grande operação tapa-buracos em Ji-Paraná
Na manhã desta quarta-feira (08), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), anunciou o início de uma ampla operação tapa-buracos que contemplar

Transporte inclusivo transforma o dia a dia de famílias atípicas em Porto Velho
A rotina de Samara do Carmo de Araújo começa cedo e exige mais do que disposição. Mãe de quatro filhos, ela dedica praticamente todo o seu tempo ao pe

Prefeitura de Ji-Paraná abre processo seletivo na área da saúde com inscrições de 7 a 14 de abril
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tornou público o edital do Processo Seletivo Simplificado 2026 para c
Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)