Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Moradores do Ulyses Guimarães são atendidos pelo Disk Plante Uma Árvore


 

Entre 10 a 15 solicitações são feitas por dia para o Disk Plante Uma Árvore — 0800 – 647 – 5445 —, da Prefeitura de Porto Velho. Desde o lançamento oficial do novo serviço, feito pelo prefeito Roberto Sobrinho, na última quarta-feira, 21, cerca de 1.050 pedidos já foram feitos pelo telefone 0800 da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). O serviço, que integra o “Plante e Adore Uma Árvore”, que é um desdobramento do programa “Porto Velho Mais Verde”, foi criado para que a população da capital colabore com a prefeitura nas campanhas de arborização e embelezamento paisagístico da cidade.

As solicitações da população são atendidas por três equipes formadas por quatro pessoas cada uma. Sendo um técnico e três detentos que participação do programa de ressocialização da prefeitura. “Para nós deslocarmos essas equipes, primeiro é feita a seleção dos pedidos por área de abrangência. Com isso, economiza-se tempo e combustível evitando idas e vindas. Com esse planejamento, cada equipe se desloca para atender uma determina região da cidade. Por dia, são plantadas cerca de 30 mudas por cada uma dessas equipes”, adiantou o técnico ambiental Matias Negreiros, da Sema.

Compromisso

As solicitações feitas pelos moradores da rua Centauro, no bairro Ulysses Guimarães, já foram atendidas, onde foram plantadas naquela região da cidade mais de 25 mudas. As mudas são selecionadas de acordo com o ambiente em que serão plantadas. Após o plantio, o morador recebe um certificado que tem o valor de um termo de compromisso assumido pelo solicitante, para que ele se responsabilize em cuidar da árvore plantada em seu terreno. No local. Ele recebe toda a orientação do técnico da secretaria, sobre como cuidar da muda. “Por enquanto, a Sema não está podendo se responsabilizar por esse trabalho, por isso estamos acionando o morador para ele cuidar da planta”, disse.

Do total de solicitações feita, cerca de 20% já foram atendidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. De acordo com Matias Negreiros, no memento, em função da chegada do Verão, a Sema será decidiu não intensificar a campanha de plantio, por ser um período do ano em que o desenvolvimento das mudas plantadas ao ar livre fica comprometido por causa da estiagem. “Para nós não interessa fazer um grande volume de plantio, sabendo que grande parte dessas mudas não vão vingar por causa da falta do cuidado redobrado”, afirmou.

Por conta disso, o técnico ambiental adiantou que a campanha será intensificada a partir do inverno, quando será montada uma programação mais abrangente. “A participação da população está sendo satisfatória. Então, temos que nos programar para melhor atender essas solicitações”, enfatizou.


Fonte:  Joel Elias
 

Gente de OpiniãoSábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri

Gente de Opinião Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)