Porto Velho (RO) quinta-feira, 1 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Moradores de Jacy reivindicam terreno para ag.bancária


O prefeito Mauro Nazif recebeu na última sexta-feira o deputado estadual Maurão de Carvalho, que na ocasião estava acompanhado de representantes dos mototaxistas e da Associação de Moradores do distrito de Jacy Paraná. O grupo solicitou apoio da administração municipal para legalizar os serviços de mototaxi no distrito e a doação de terreno para instalação de uma agência do Banco do Brasil.

Maurão de Carvalho disse que os mototaxistas prestam um serviço de muita importância para os moradores de Jacy Paraná. No entanto, avalia que a classe está sendo prejudicada pela falta de regulamentação, uma vez que pessoas mal-intencionadas se aproveitam da situação para praticar crimes. Disse, ainda, que a falta de uma agência bancária na comunidade atrapalha o desenvolvimento do distrito e causa sérios transtornos aos moradores em geral.

O presidente da Associação de Moradores de Jacy Paraná, Joel Binos, informou que duas Associações de Mototaxistas existem no distrito desde 2009. Cada uma conta com cerca de 20 membros devidamente cadastrados, mas a quantidade de “piratas” é maior e prejudica aqueles que trabalham com seriedade e respeito à população. “A maioria desses mototaxistas piratas está envolvida com assaltos e tráfico de drogas”, afirmou Binos.

Mauro Nazif agradeceu ao deputado e aos moradores de Jacy. Ele informou que sua administração quer fazer um grande trabalho em todos os distritos, com objetivo de melhorar a estrutura dessas localidades e, consequentemente, a qualidade de vida dos moradores. “Entendemos que todos têm direito ao trabalho, mas precisamos ver o aspecto legal para que ninguém seja prejudicado”, afirmou o prefeito em relação ao pedido dos mototaxistas.

Na sequência, após conversar por telefone com os secretários Carlos Gutemberg e Christian Camurça, pediu que Maurão de Carvalho e os moradores de Jacy-Paraná tratassem das demandas solicitadas diretamente nas Secretarias de Transporte e Trânsito (Semtran) e Regularização Fundiária e Habitação (Semur).

Semtran

Na Semtran, Carlos Gutemberg informou que o Município de Porto Velho já tem uma lei que rege o serviço de mototaxista, que também vale para todos os distritos. “Vamos fazer um levantamento do que é necessário, de acordo com a lei, para regularizar a atividade. Quando terminarmos esse processo, iniciaremos a fiscalização para combater os piratas”, explicou o secretário.

Os representantes das associações de mototaxistas, Delvanir Rodrigues (Vando) e Moisés Azevedo, informaram que não se importam em pagar o que for devido ao Município (taxas e tributos). “Queremos é ter a tranquilidade para exercer nossa função e garantir o sustento para nossas famílias”, completou Vando.

Semur

Já em relação ao terreno para construção da agência bancária, Christian Camurça informou que nesta segunda-feira (4), às 15 horas, na própria Semur, haverá nova reunião com os moradores de Jacy-Paraná para tratar do assunto.

Fonte: Augusto José
 

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç