Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Monte Negro recebe patrol do governo do estado


 

Gente de Opinião

A máquina começou a trabalhar no mesmo dia.

Sem maquinário e recursos financeiros para recuperar suas estradas, a prefeitura de Monte Negro, na região de Ariquemes, recorreu ao governo estadual e foi atendida além do que esperava. A afirmação partiu do prefeito Júnior Miotto, que pediu a ajuda do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) para a recuperação das estradas no município. Ciente das dificuldades, o governador Confúcio Moura autorizou a cedência de uma máquina motoniveladora (patrol) do DER para o município.

A entrega da máquina ocorreu no final da tarde de sexta-feira (8), na sede da prefeitura, em evento com a presença do prefeito Júnior Miotto, do diretor-geral do DER, Lioberto Caetano, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Maurão de Carvalho (PP) e dos deputados estaduais Alex Redano (SD) e Adelino Follador (DEM)

Lioberto Caetano disse que tem focado as ações do DER nas prioridades dos municípios, e que a cedência da máquina para Monte Negro foi justamente baseada no critério da necessidade e dificuldade da prefeitura.

O prefeito Júnior Mitto afirmou que a patrol é fundamental para o município, principalmente no ponto de vista agrícola. “Temos cerca de 1.700 km de estradas e não tínhamos máquinas. Nosso produtor necessita de estradas para fazer sua produção chegar à cidade”, declarou.

Miotto aproveitou a oportunidade para pediu uma parceria com o DER, para o recapeamento de ruas. O diretor do DER garantiu ao prefeito que o trabalho conjunto será realizado. Segundo ele, basta que a prefeitura compre o material para fazer a massa asfáltica.

Gente de Opinião

Deputados, prefeito e diretor do DER exigem documento de cedência da máquina.

Os deputados Maurão de Carvalho e Adelino Follador destacaram a administração municipalista do governador Confúcio Moura. Eles que foram prefeitos de Ministro Andreazza e Cacaulândia, respectivamente, disseram que no período de suas administrações o governo estadual não ajudava as prefeituras. “Hoje, toda a Assembleia busca essa aproximação entre Governo e prefeituras, porque sabemos da importância”, ressaltaram. Maurão acrescentou que a solução das prefeituras tem sido buscar socorro junto ao DER.

Alex Redano enfatizou a celeridade do DER para ceder a máquina para Monte Negro. “Mantivemos a reunião para tratar do assunto há uma semana e hoje a máquina já está aqui, trabalhando”, salientou.


Fonte
Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Nilson Nascimento
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ponte metálica terá estrutura fixa na Estrada de Santo Antônio

Ponte metálica terá estrutura fixa na Estrada de Santo Antônio

Idealizada após mais um rompimento da pista durante um período de fortes chuvas, a ponte que está sendo construída sobre o igarapé Bate-Estaca contará

Histórias de força e superação marcam a trajetória de mulheres em Porto Velho

Histórias de força e superação marcam a trajetória de mulheres em Porto Velho

Aos 68 anos, a artesã Tetê Frazão carrega nas mãos a delicadeza das miçangas e, na trajetória, a força de quem construiu a própria independência com m

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Morando há mais de 40 anos no pequeno vilarejo às margens da Estrada do Santo Antônio, em Porto Velho, Heloísa Maia é uma das personagens mais conheci

Prefeitura de Porto Velho inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Prefeitura de Porto Velho inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Mesmo com o período chuvoso que atinge a capital rondoniense desde o início da semana, a frente de trabalho coordenada pela Prefeitura de Porto Velho,

Gente de Opinião Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)