Porto Velho (RO) segunda-feira, 21 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Moeda social se insere em programas do Plano Futuro


A moeda social digital Jamari, lançada em Ariquemes, faz parte de um amplo conjunto de ações do Governo do Estado, a fim de estimular o empreendedorismo e a geração de milhares de empregos, a partir da ampliação de centenas de pequenos negócios na cidade e da criação de centenas de agroindústrias familiares no campo. Mais do que isso, a moeda Jamari faz parte do principal programa do Governo, o Plano FutuRO, que tem por objetivo a inclusão social e econômica de mais de 300 mil rondonienses que hoje vivem em situação de extrema pobreza.Moeda social se insere em programas do Plano Futuro - Gente de Opinião

A moeda social Jamari será operada via cartão magnético disponível nos estabelecimentos credenciados.

“A moeda Jamari é mais um projeto inovador do Governo de Rondônia, num formato inédito no país. É um antigo sonho do governador Confúcio Moura, assim como o Banco do Povo, que está saindo do papel. E vai mais longe, pois se integra a outros projetos importantes, no sentido de abrir crédito para o pequeno empreendedor, como o dono de uma barraca de sanduíches ou a cabeleireira que tem um salão de beleza no bairro”, diz o secretário Edson Vicente, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES).

“A abertura de crédito facilitado ao microempreendedor vai favorecer o aquecimento da economia dentro do bairro e multiplicar a geração de empregos nestes locais”, explica Edson Vicente. O lançamento da moeda social digital tem as parcerias da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Prefeitura de Ariquemes, Fundo de Apoio ao Empreendimento Popular de Ariquemes (FAEPAR) e Fácil Informática.

Agroindústria

Gerar novos negócios e empregos, mas no campo, também é objetivo de outro programa, o de agroindústrias familiares. “Queremos criar 800 agroindústrias nas pequenas propriedades em todo o nosso Estado”, confirma o governador Confúcio Moura. “Vamos trabalhar com as vocações de cada local. Onde tem excedente de banana, estimular as pessoas a fazer o doce de banana, para vender no comércio e com apoio das prefeituras, para que as escolas do município comprem a produção dessas unidades”, exemplifica o governador.

“Nós implantamos aqui a política da agroindústria, de fazer leite de saquinho em casa, da rapadura, até cachaça no fundo do quintal, a gente vai lá, fiscaliza, põe um rótulo e você vê em qualquer mercado”, diz o governador. “Isso eu levei pelo Estado todo, em Colorado do Oeste, Nova União, Cacoal, Rolim de Moura, Alto Paraíso, Monte Negro, Rio Preto, Cacaulandia, Campo Novo, Buriti, Cujubim, Machadinho e tantos outros lugares”.

“Todos os programas bem-sucedidos de distribuição de renda e inclusão social se iniciam no município, foi assim com o bolsa-família, que era bolsa-escola em Campinas, e também é assim com o Banco do Povo, e assim será com a moeda social digital”, afirma o governador, que quando prefeito de Ariquemes conquistou diversos prêmios por diversos programas inovadores – como o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (2005), Prêmio Caixa de Melhores Práticas em Gestão Local (2007/2008) e o Prêmio Internacional em Dubai por Boas Práticas de Eficiência em Energia Elétrica.

Plano FutuRO

Com investimento de R$ 1 bilhão pelo Governo de Rondônia, o Plano FutuRO é destinado a mais de 300 mil rondonienses que vivem em situação de pobreza extrema, incluindo as famílias moradoras da região do Vale do Guaporé e as famílias extrativistas das reservas. O programa vai executar diversos projetos que contemplam ações de transferência de renda, acesso aos serviços públicos, inclusão produtiva e tecnológica, além do reforço a programas de enfrentamento à violência e exploração sexual, prevenção e combate ao uso de drogas e erradicação do trabalho infantil.

Fonte: Edna Okabayashi

 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce