Porto Velho (RO) quarta-feira, 26 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Missão do Governo a Guajará-Mirim completa o 2º dia



Guajará-Mirim, 11 de fevereiro de 2011 - A missão do Governo de Rondônia ao município de Guajará-Mirim para fazer um diagnóstico dos problemas sócio-econômicos da região completa nesta sexta-feira (11) o seu segundo dia de atividades.

A missão comandada pelo governador Confúcio Moura, com a participação de seus assessores de primeiro escalão, chegou a Guajará-Mirim na manhã da quinta-feira (10).

No início da manhã desta sexta os grupos de trabalho nas áreas do Meio Ambiente, Segurança, Agricultura, Saúde, Educação, Turismo e Cultura e Desenvolvimento Econômico, Infra Estrutura e Assistência Social retomaram os trabalhos, sob a supervisão do governador Confúcio Moura.

A Secretária Cláudia Moura, da Seas (Secretaria de Estado da Assistência Social) comandou a oficina de Assuntos Sociais. Ela disse que a região de Guajará-Mirim e Nova Mamoré faz fronteira com a Bolívia, além de ter 92% de sua área territorial composta de reserva indígena, extrativista e ecológica, restando pouca área agricultável. A economia do município baseia-se no funcionalismo público e no comércio composto de pequenas e micro empresas, o que acarreta na pouca oferta de trabalho formal. Segundo Cláudia Moura a falta de áreas regularizadas para implementação de projetos estaduais e federais de habitação é uma das características do município.

Algumas carências identificadas no município são o abrigamento de mulheres em situação de violência, instituições para atendimento de crianças e adolescentes dependente químico, contratação de técnicos, teestruturação de programas Sociais e mapeamento social.

O Diretor Geral do DER, Lúcio Mosquini, participou da oficina de infra estrutura. Segundo ele as principais demandas identificadas são nas áreas de drenagem pluvial, limpeza e asfalto urbano. Segundo Mosquini já está agendada para março uma operação para a recuperação emergencial na Linha D, que liga o município de Nova Mamoré ao distrito de Jacinópolis.

A oficina de saúde foi coordenada pelo Secretário de Estado da Saúde (Sesau), Alexandre Muller, segundo o qual a discussão se baseou em três eixos: rede básica, assistência médica e construção do novo hospital.

Entre as medidas de curtíssimo prazo destaca-se a reorganização e otimização do PSF (Programa de Saúde da Família), que atende os municípios de Guajará-Mirim, Nova Mamoré e distritos.

Muller disse ainda que está verificando a legalidade do Estado concluir a obra inacabada da maternidade de Guajará-Mirim. “Neste caso não seria mais uma maternidade, e sim um hospital com 50 a 60 leitos. O projeto da obra deve estar pronto até junho e a previsão de conclusão é de até 16 meses”, afirmou Muller.

Com a conclusão da nova unidade de saúde o atual hospital municipal seria transformado em um centro administrativo, proporcionando economia de contratos de aluguéis à prefeitura. O mais importante, segundo Muller, é a ajuda financeira que o Estado dará à região, na área da saúde.
 

Meio Ambiente

O Tenente Coronel Josenildo do Nascimento, Secretário Adjunto da Sedam (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental), disse que os principais gargalos diagnosticados são a rodovia BR 421, a morosidade na concessão de licenças ambientais e a falta de aproveitamento sustentável de áreas protegidas.

Segundo Josenildo, uma das sugestões colhidas junto aos especialistas da região é a exploração da cadeia de produtos da sócio-biodiversidade.

Entre as medidas já em processo de implementação pela Sedam está a descentralização dos licenciamentos ambientais de baixo impacto e impacto local.
 

Educação

O Secretário da Seduc (Secretaria de Estado da Educação) Jorge Elarrat identificou seis prioridades.

As instalações físicas das escolas da rede estadual, a formação dos professores, a educação básica integral, o ensino profissionalizante, o transporte escolar e a educação no campo são os “gargalos” identificados junto ao setor educacional da região de Guajará. “Ontem (quinta) identificamos a problemática e nas atividades de hoje trabalharemos em cima das soluções”, informou Elarrat, que coordenou a oficina, da qual 70 pessoas das redes estadual e municipal participaram.
 

Agenda do governador

O governador Confúcio Moura e alguns de seus principais assessores participaram de uma reunião na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Guajará Mirim na noite da última quinta-feira (10).

A associação apresentou ao governador propostas de desenvolvimento em relação a incentivos fiscais, Suframa, relações internacionais Brasil/Bolívia, e ZPE (Zona de Processamento de Exportação), que são distritos industriais incentivados.

Uma demanda dos empresários da região é o ICMS Verde. Na visão do setor produtivo Guajará e região tem sido a grande guardiã das florestas de Rondônia, e, por consequência, deveriam receber uma maior contrapartida por parte do Estado.

Da mesa de trabalho participaram Wagner Luiz de Sousa, Secretário Adjunto da Sefin (Secretaria de Finanças) Edson Luiz Vicente, da Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social) e representantes do setor produtivo da região.

Ainda na quinta-feira Confúcio Moura se reuniu com os vereadores de Guajará-Mirim, visitou o campus da Unir e participou da troca de comando da Polícia Militar em Guajará-Mirim.

O governo estuda também a implantação de uma unidade do Shopping Cidadão em Guajará-Mirim.

Fonte:  Decom / Foto: Marcos Freire

 
 

Mais Sobre Municípios

Mais de 500 pets recebem vacinação antirrábica em ação no Bairro Novo, em Porto Velho

Mais de 500 pets recebem vacinação antirrábica em ação no Bairro Novo, em Porto Velho

Buscando garantir a imunização de cães e gatos contra a raiva, o município promove, até essa semana, a vacinação antirrábica em animais de estimação d

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

A Prefeitura de Vilhena iniciou na manhã desta sexta-feira, 21, o pagamento da bonificação extraordinária no valor do salário base de cada categoria

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Buscando atender a alta demanda por testes e atendimentos para covid-19, o município vai destinar, a partir da próxima segunda-feira (24), nove unidad