Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Mirante da Serra realiza a terceeira Festa do Peixe


De 27 de abril a 01 de maio a cidade de Mirante das Serra (RO) será palco para atividades comemorativas que já atraem participantes em Rondônia e até de outros estados. É a “III Festa do Peixe”, que também celebrará os 20 anos de criação do município e o Dia do Trabalhador. Segundo o prefeito Vitorino Cherque, o evento terá shows, bingos, leilões e exposições de produtos à base de peixe. Autoridades estaduais e locais já confirmaram presença.

Nesta quarta-feira (11/04), quando cumpria agenda de trabalho em Porto Velho e ajustava detalhes do evento, Vitorino comentou que “a Festa do Peixe é uma forma de promover a aquicultura de maneira geral, mostrar o município ao Estado e também ao País”. Além disso, o gestor acrescenta que, com as festividades, a administração municipal visa incentivar o produtor a produzir mais e com qualidade. Segundo ele, os piscicultores têm acesso a palestras e seminários sobre o preparo da culinária através da utilização do peixe.

O prefeito de Mirante salientou que a população comemora o fomento econômico local com a vocação para a produção de peixes. “Hoje o município já conta com mais de 1.200 pequenos e médios produtores. A previsão é que eles produzirão acima três mil toneladas a cada ano”, disse. Para ter uma ideia da movimentação rural estimulada pela prefeitura, um pequeno produtor consegue retirar de dez 15 toneladas de peixe ao ano e o médio produtor ultrapassa as 25 toneladas. Cada quilo do tambaqui é vendido a cerca de R$ 4,50, por exemplo.

Dentro do cronograma elaborado para a festividade estão previstas apresentações musicais da região, palestras e visitações das autoridades. A organização disponibilizou espaços para stands de entidades civis e governamentais. A prefeitura também cuidou para que a comercialização dos produtos seja apenas voltada ao consumo de peixe e o lucro arrecadado seja para o benefício coletivo. Para isso, conforme desta o prefeito, alimentos e bebidas serão vendidos por associações de igrejas, APAE e Associação Comercial.

Programação

Abertura da III da Festa do Peixe, na noite de 27 de Abril com a recepção das autoridades e show Gospel.
De 28 a 30 de abril serão realizados shows com bandas de forro, sertanejo universitário e moda de viola.
No dia 29, Domingo, acontecerá o tradicional bingo gratuito promovido pela prefeitura de uma moto POP 100 cc. As cartelas serão distribuídas nas barracas das associações rurais.
No dia 1º de Maio, o Bingo do Trabalhador, promovido pela APAE, que terá com prêmio 20 novilhas.


Fonte: AROM
 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce