Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Ministério da Defesa confirma a Valverde doação de área para gleba Iquê


Em reunião ontem, quarta-feira (9), com o Secretário de Organização Institucional do Ministério da Defesa, Ari Matos Cardoso, o Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde (PT) pediu a oficialização da doação de 18,560 mil hectares para a Gleba Iquê, localizada a 34 Km de Vilhena.

As 170 famílias da gleba que utilizavam a área para o plantio de arroz, soja, milho, mandioca, abacaxi, urucum, foram expulsas por fazendeiros da região, que através da força tem tomado posse da área pertencente à União.

Com a oficialização da doação da área para a Secretaria de Patrimônio da União, conforme explicou Valverde, além de serem retirados os posseiros atuais, a gleba poderá ser incluída no Programa Terra Legal, e receber todos os benefícios disponibilizados pelo programa.

O Programa Terra Legal, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento tem com principal objetivo a regularização fundiária de imóveis rurais nas áreas pertencentes à Amazônia Legal. E em Vilhena está voltado para os agricultores das Glebas Corumbiara e Iquê.

O representante dos Trabalhadores Rurais da Gleba, Sr. José Sobrinho reforçou a necessidade de se regularizar a doação, para que as famílias que precisam da área para sua sobrevivência, possam plantar em paz. “Nós estamos sofrendo constantes pressões de grileiros. A área a ser utilizada é para nosso consumo e sobrevivência”, disse.

Segundo Sobrinho, o Ministro da Defesa e Exército já fizeram sua parte ao oficializarem o repasse das terras, mas agora cabe ao INCRA dá continuidade ao processo de regularização fundiária.

Diante desse trâmite, o deputado Valverde já solicitou audiência com o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce