Segunda-feira, 30 de outubro de 2017 - 11h41
No dia 07 de novembro ocorrerá o Seminário sobre o Controle da Ferrugem Asiática da Soja em Rondônia, no município de Vilhena. O evento será no auditório da Associação Comercial e Industrial de Vilhena (Aciv). Os interessados em participar devem inscrever-se, gratuitamente, por meio do e-mail idaron.vegetal@hotmail.com. Há 100 vagas disponíveis.
O seminário é uma realização da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e setor produtivo.
Na parte da manhã, haverá palestras sobre a fiscalização da soja; produção de soja; e avaliação das medidas legislativas para manejo da ferrugem asiática da soja em Rondônia. Durante a tarde, serão apresentadas as medidas fitossanitárias para prevenção e controle da ferrugem asiática da soja e sobre a proteção fitossanitária como ferramenta da sustentabilidade da produção de soja no Mato Grosso. Nos dois períodos haverá debate com mesa moderadora.
“Esta vai ser uma oportunidade de debater a fiscalização com os produtores e a importância de fiscalizar para garantir que a produção corra o mínimo risco de ter praga”, fala o presidente da Idaron, Anselmo de Jesus.
Fiscalização da produção de soja
No Estado de Rondônia, o vazio sanitário da soja, época que a produção desta cultura fica proibida ocorre entre 15 de junho e 15 de setembro. Após esse período os produtores de soja devem cadastrar as áreas produtoras na Idaron, por meio do site da instituição ou em uma unidade de atendimento até 30 de dezembro. O não cumprimento das medidas pode acarretar em multas.
Produção de soja em Rondônia
Na safra 2016/2017, foram cadastradas 1243 áreas produtoras de soja em todo o Estado, totalizando 262 mil hectares. O município com maior área de plantação de soja foi Vilhena (45 mil ha), seguido de Corumbiara (37 mil ha), Pimenteiras do Oeste (32 mil ha), Cerejeiras (29 mil ha) e Chupinguaia (22 mil ha). Já os municípios com mais propriedades produtoras de soja são: Cerejeiras (344), Corumbiara (191), Pimenteiras do Oeste (150), Cabixi (134) e Vilhena (98).
Leia mais:
Rondônia tem recorde de produção soja ao
registrar aumento de mais de 18% na última safra
Fonte
Texto: Amabile Casarin
Fotos: Amabile Casarin
Secom - Governo de Rondônia
Avenida Guaporé recebe obra histórica da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), concluiu uma obra histórica de iluminação pública ao longo de do
Maior concurso público da história de Porto Velho desperta esperança e mobiliza estudantes
A Prefeitura de Porto Velho anunciou o planejamento do maior concurso público da história da capital. Com salários que podem chegar a R$ 22 mil, o cer
Lanche Extra proporciona nova realidade para alunos da rede municipal de ensino em Porto Velho
A estudante Elke de Souza, moradora do bairro Rio Madeira em Porto Velho, é mãe de duas crianças: Luís Henrique Vieira, 8 anos, e da Helena Vieira, 7
Prefeitura de Porto Velho lança campanha “Carinho não é Segredo” contra violência infantil
A luta por um mundo mais seguro para as crianças é o foco da campanha “Carinho não é Segredo”, promovida pela Prefeitura de Porto Velho, sob a articul