Porto Velho (RO) domingo, 26 de setembro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

MEC implantará Escola Técnica Federal em Ariquemes


   
Ariquemes recebeu nesta semana uma notícia há muito tempo aguardada. A Escola Média de Agricultura Regional da Ceplac – Emarc -  passará a ser escola técnica federal. A articulação política realizada pela administração municipal viabilizou de maneira significativa este processo de federalização. A prefeitura  de Ariquemes tem intermediado as conversações e se disponibilizado a colaborar com a contrapartida que o município deve arcar para garantir a implantação da escola técnica federal.

"Este é um momento histórico para Ariquemes, por isso nos comprometemos em um  prazo máximo de 90 dias, a entregarmos o  projeto de ampliação e reforma.  Será graças a essa agilidade, que iremos iniciar o mais rápido possível a construção não apenas de uma escola técnica federal, mas de um sonho", declarou o chefe do executivo municipal.

Nesta terça-feira (03), o prefeito recebeu a visita do diretor geral da Escola Técnica Federal de Rondônia, Raimundo Vicente Jimenez e seu assessor Nahim José Aguiar. "Ariquemes é uma cidade pólo, com uma economia pujante na piscicultura, pecuária, minério e agricultura. Uma escola técnica que forme profissionais para atender esta demanda potencializará ainda mais a vocação econômica do município" destaca Jimenez.
                                                                                  
O prefeito acompanhou os visitantes à Emarc. O diretor da Escola Técnica de Rondônia se surpreendeu com as instalações da escola. Durante a visita foram discutidos os detalhes da transferência e o papel da Emarc e da Prefeitura de Ariquemes neste processo de mudança.
Já para a escolha dos cursos que serão implantados, a administração sugeriu que seja realizada uma grande audiência pública organizada pela Coordenação do Plano Municipal de Educação, para que toda comunidade seja ouvida e que tenha seus anseios atendidos.

A Escola Técnica Federal também trará geração de emprego para a população de Ariquemes, uma vez que será realizado concurso para a composição do quadro de funcionários.

O prefeito estará na próxima semana em Brasília, para articular junto ao MEC  os recursos e a agilidade  no processo de implantação da Escola Técnica Federal no município.
 
MEC
O Governo Federal através do Ministério da Educação (MEC) tem trabalhado na ampliação das escolas técnicas no Brasil. A meta é passar de 142 escolas técnicas existentes para 354 em todo o país.

As escolas criadas ou mesmo as que serão aglutinadas a esse processo, passarão a ser mantidas pelo MEC. Em Rondônia os municípios atendidos serão, Porto Velho, Ariquemes, Vilhena, Colorado e Ji-Paraná.
 
Emarc
 
A Emarc possui uma área de 300 hectares. Com uma estrutura física completa, salas de aula, laboratório, biblioteca, refeitório, dormitório para os alunos internos. Além de uma grande área de tanques para piscicultura, criações, plantio e uma reserva ecológica. Nenhuma escola técnica em Rondônia possui estrutura semelhante.

Mas toda esta estrutura apesar de bem conservada está há 21 anos sem reformas e investimentos significativos. Portanto, a notícia de que investimentos na ordem de até 4 milhões para a adequação de infra estrutura e equipamentos, foi recebida com muito entusiasmo pela direção e alunos da escola.

Com a transformação da Emarc em escola técnica federal, o atendimento que hoje é de apenas 200 alunos nos cursos de Agropecuária e Agroindústria, poderá chegar a mil alunos, em cursos que atenderão a vocação do município.

O diretor Geral da Escola Técnica Federal de Rondônia, Raimundo Vicente Jimenez, explica que o processo natural destas escolas técnicas é de que se tornem institutos federais de ensino e tecnologia, e que atendam também cursos de nível superior e especializações. 
 
Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Ariquemes: avenida Canaã recebe obras de esgotamento sanitário

Ariquemes: avenida Canaã recebe obras de esgotamento sanitário

O acesso ao saneamento básico é um dos fatores principais que pode classificar um país como desenvolvido. Diante desta realidade, a Águas de Ariquem

Nota de esclarecimento sobre a Operação Esculápio

Nota de esclarecimento sobre a Operação Esculápio

Em meados de Julho de 2021, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, foi informado sobre uma possível atividade ilícita envolvendo servidores públi

Deputado Anderson Pereira se reúne com prefeito Hildon Chaves para discutir o asfaltamento no bairro Nova Esperança

Deputado Anderson Pereira se reúne com prefeito Hildon Chaves para discutir o asfaltamento no bairro Nova Esperança

O Deputado Anderson Pereira (PROS) se reuniu nesta, segunda-feira (20), com o prefeito Hildon Chaves e o seu vice, Maurício Carvalho, para discutir