Porto Velho (RO) domingo, 17 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

MDA entrega viaturas à Sesdec para Paz no Campo


Na manhã de ontem, sexta-feira (02), na sede da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec/RO), o superintendente substituto do Incra em Rondônia, Cletho Muniz de Brito, fez a entrega das chaves de duas camionetes novas para auxiliar o trabalho da secretaria na prevenção e mediação dos conflitos agrários em Rondônia. Atualmente dois delegados e três policiais militares atuam na área agrária nas delegacias de Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.

O secretário adjunto da Sesdec, Antônio Carlos dos Reis, avaliou como sendo de muita gravidade a questão dos conflitos agrários no estado e a dificuldade de se conseguir os meios para atender à prevenção. “Precisamos de apoio e esse trabalho tem que ser compartilhado para que mais benfeitorias venham”, afirmou.

“O Incra está se dedicando a prevenir os conflitos, reforçando as parcerias e nossa estrutura está à disposição das polícias para o sucesso do trabalho”, assegurou Brito. Segundo ele, a atuação tem sido aprimorada com capacitações aos servidores e policiais da área, expansão da ouvidoria agrária no estado e negociações caso a caso.

Participaram também do ato de entrega o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel PM Paulo Cesar de Figueiredo, o diretor geral da Polícia Civil, Delegado Pedro Roberto Gemignani Mancebo e o chefe do GGI/Sesdec, Antônio Vicente Cocco Cargnin.

O programa Paz no Campo

A Ouvidoria Agrária Nacional (OAN) coordena o programa denominado Paz no Campo, criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), voltado para prevenção de tensão social no campo e mediação dos conflitos, com o monitoramento das situações para subsidiar as autoridades competentes na tomada de decisões. Realiza a capacitação de mediadores de conflitos sociais, o atendimento de denúncias, busca parcerias com estados, municípios e a sociedade civil organizada, apoiando a estruturação de instituições que atuam no combate à violência no campo. Além disso, promove assistência social, técnica e jurídica às famílias acampadas.

Fonte: Jeanne Machado
 

Mais Sobre Municípios

Porto Velho: Decreto transfere ponto facultativo para o dia 1º de novembro

Porto Velho: Decreto transfere ponto facultativo para o dia 1º de novembro

O ponto facultativo alusivo ao Dia do Servidor Público, comemorado no próximo dia 28 de outubro, foi transferido para o dia 1º de novembro de 2021 pel

Prefeitura levará atendimentos e serviços gratuitos à zona Leste de Porto Velho

Prefeitura levará atendimentos e serviços gratuitos à zona Leste de Porto Velho

Moradores da zona Leste e imediações terão acesso a diversos serviços de cunho social em um só lugar e gratuitos. A Prefeitura de Porto Velho realiza,

Prefeitura de Porto Velho entrega títulos a moradores dos residenciais FNHIS I e Pró-Moradia Sul

Prefeitura de Porto Velho entrega títulos a moradores dos residenciais FNHIS I e Pró-Moradia Sul

A Prefeitura de Porto Velho entregou, no sábado (9), durante solenidade na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Areal da Florest