Segunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

MDA entrega viaturas à Sesdec para Paz no Campo


Na manhã de ontem, sexta-feira (02), na sede da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec/RO), o superintendente substituto do Incra em Rondônia, Cletho Muniz de Brito, fez a entrega das chaves de duas camionetes novas para auxiliar o trabalho da secretaria na prevenção e mediação dos conflitos agrários em Rondônia. Atualmente dois delegados e três policiais militares atuam na área agrária nas delegacias de Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.

O secretário adjunto da Sesdec, Antônio Carlos dos Reis, avaliou como sendo de muita gravidade a questão dos conflitos agrários no estado e a dificuldade de se conseguir os meios para atender à prevenção. “Precisamos de apoio e esse trabalho tem que ser compartilhado para que mais benfeitorias venham”, afirmou.

“O Incra está se dedicando a prevenir os conflitos, reforçando as parcerias e nossa estrutura está à disposição das polícias para o sucesso do trabalho”, assegurou Brito. Segundo ele, a atuação tem sido aprimorada com capacitações aos servidores e policiais da área, expansão da ouvidoria agrária no estado e negociações caso a caso.

Participaram também do ato de entrega o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel PM Paulo Cesar de Figueiredo, o diretor geral da Polícia Civil, Delegado Pedro Roberto Gemignani Mancebo e o chefe do GGI/Sesdec, Antônio Vicente Cocco Cargnin.

O programa Paz no Campo

A Ouvidoria Agrária Nacional (OAN) coordena o programa denominado Paz no Campo, criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), voltado para prevenção de tensão social no campo e mediação dos conflitos, com o monitoramento das situações para subsidiar as autoridades competentes na tomada de decisões. Realiza a capacitação de mediadores de conflitos sociais, o atendimento de denúncias, busca parcerias com estados, municípios e a sociedade civil organizada, apoiando a estruturação de instituições que atuam no combate à violência no campo. Além disso, promove assistência social, técnica e jurídica às famílias acampadas.

Fonte: Jeanne Machado
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Madero V: endereços das 288 unidades são definidos em sorteio festivo

Porto Madero V: endereços das 288 unidades são definidos em sorteio festivo

Depois de passar por momentos de ansiedade e de ter morado na casa de alguns familiares ao longo dos últimos anos, dona Maria Ivani Alves da Silva, de

Dia de inclusão e afeto para pessoas com deficiência e neurodivergentes

Dia de inclusão e afeto para pessoas com deficiência e neurodivergentes

O brilho do Porto Velho Luz começou ainda mais especial este ano. Antes da abertura oficial ao grande público, o circuito natalino recebeu, nesta sext

Porto Velho Luz inicia programação de Natal nesta sexta-feira (21) com dia inclusivo

Porto Velho Luz inicia programação de Natal nesta sexta-feira (21) com dia inclusivo

A Prefeitura de Porto Velho dá início, nesta sexta-feira (21), à programação do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, no Parque da Cidade. A prime

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade

O Mercado Cultural de Porto Velho se transformou, na noite desta quinta-feira (20), em um grande palco de celebração, reflexão e resistência. O espaço

Gente de Opinião Segunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)