Porto Velho (RO) sexta-feira, 25 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

MDA entrega 27 retroescavadeiras, e prefeitos receberão


A agricultura familiar, setor que reúne milhares de produtores em Rondônia, recebeu reforço na última quinta-feira 11. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entregou 27 retroescavadeiras para municípios com menos de 50 mil habitantes. A ação que vai beneficiar mais de 163 mil moradores da área rural faz parte da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), e possibilitará aos municípios contemplados investir na estruturação e fixação do homem no campo. O evento foi coordenado pelo delegado federal do MDA no estado, Genair Capelini.

Capelini disse aos prefeitos presentes no Parque de Exposições de Ji-Paraná que a entrega faz parte de um programa que montará nos municípios um kit para as Secretarias de Agricultura. Ele disse que após o recebimento das retroescavadeiras, os prefeitos receberão ainda este ano uma motoniveladora, e em 2014 um caminhão caçamba. Isso irá fortalecer a agricultura familiar nos municípios.

“Nos temos que agradecer ao ex-presidente Lula que iniciou este programa para suporte as pequenas prefeituras. Existem prefeituras que ainda não possuem um equipamento como este; por isso fico muito agradecido por estar entregando este maquinário”, disse Capelini. Com essa entrega, já são 45 os municípios atendidos em Rondônia.

O delegado do MDA pediu para os prefeitos cuidarem bem dos equipamentos e utilizar para desenvolver a agricultura familiar, “porque avançar neste setor é o principal objetivo”. Genair Capelini agradeceu à presidente Dilma Rousseff por dar sequência ao programa e disse que cabe as autoridades dos municípios favorecerem a produção de alimentos, já que o aumento da produção é garantia também do crescimento de recursos no orçamento de cada administrador. Para Genair, o apoio do deputado federal Padre Ton foi fundamental para que os 45 municípios pudessem receber as retroescavadeiras.

O Secretario de Regularização Fundiária na Amazônia Legal, Sérgio Roberto Lopes, presente à solenidade, disse que Rondônia é um estado de agricultura familiar e estes municípios estão recebendo os equipamentos justamente porque ela está presente. Sérgio Lopes lembrou que um dos critérios para a entrega é a participação no curso para operador. Segundo ele, o treinamento vai dar ao equipamento a vida útil necessária para melhor beneficiar aos municípios.

As retroescavadeiras foram entregues para Alta Floresta; Alto Alegre dos Parecis; Cabixi; Castanheiras; Cerejeiras; Chupinguaia; Colorado do Oeste; Corumbiara; Costa Marques; Espigão do Oeste; Guajará-Mirim; Ministro Andreazza; Nova Brasilândia; Novo Horizonte; Ouro Preto do Oeste; Parecis; Pimenta Bueno; Pimenteiras; Primavera de Rondônia; Rio Crespo; Santa Luzia; São Felipe; São Francisco do Guaporé; São Miguel do Guaporé; Seringueiras; Teixeiropólis e Urupá.

Os outros dezoito municípios que já receberam as retroescavadeiras são Alto Paraíso; Alvorada do Oeste; Buritis; Cacaulândia; Campo Novo de Rondônia; Candeias do Jamari; Cujubim; Governador Jorge Teixeira; Itapuã do Oeste; Machadinho do Oeste; Mirante da Serra; Monte Negro; Nova Mamoré; Nova União; Presidente Médici; Theobroma; Vale do Anari e Vale do Paraíso.

O governador em exercício, Airton Gurgacz; o prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires; o deputado federal Anselmo de Jesus, o senador Acir Gurgacz (PDT), deputados estaduais, prefeitos, vices, vereadores e secretários de Agricultura também participaram da entrega das retroescavadeiras.

Fonte: Adenilson Florentino e Mara Paraguassu

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam