Quarta-feira, 4 de junho de 2008 - 23h14
Um antigo sonho rondoniense parece está próximo de ser realizado. A tão esperada saída para o Oceano Pacífico, agora via Bolívia, começa a tornar-se realidade. Graças ao empenho da deputada federal Marinha Raupp (PMDB), que teve substitutivo ao Projeto de Lei nº 3.129/2008 aprovado por unanimidade na Comissão de Viação e Transporte, Machadinho do Oeste (entroncamento com a BR-364), Buritis, Nova Mamoré e Guajará-Mirim (Fronteira com a Bolívia) passarão a fazer parte do Plano Nacional de Viação (Lei 5.917/1973), sendo incluídos no trecho da BR-080.
Pelo projeto original, o ponto final proposto para a BR-080 terminaria no município de Ariquemes (entroncamento com a BR-364), mas por entender que era necessário dar condições de desenvolvimento à região oeste do estado de Rondônia e proporcionar a integração do Brasil com o território boliviano, Marinha Raupp propôs a extensão da BR até a cidade de Guajará-Mirim, na fronteira do Brasil com a Bolívia, tendo como pontos de passagem, a partir de Ariquemes (entrocamento com a BR-364), os municípios de Buritis e Nova Mamoré.
Em relação à integração do Brasil com a Bolívia, a parlamentar lembrou que o Acordo entre os dois países, que estabelece a construção de uma ponte sobre o Rio Mamoré, entre as cidades de Guajará-Mirim e Guayaramerín, foi aprovado em setembro do ano passado, na Comissão de Viação e Transporte e no Plenário da Câmara dos Deputados no dia 15 de maio deste ano, abrindo mais uma porta para o Brasil rumo ao continente asiático.
Relatora do Projeto, de autoria do Senado Federal Jayme Campos, Marinha destacou a importância da inserção desses municípios no Plano. "Estou muito feliz, porque a aprovação do Projeto irá permitir a integração de Brasília aos estado do Goiás, Mato Grosso e Rondônia. Além disso, esses trechos serão beneficiados com investimentos da União, contribuindo para a melhoria da infra-estrutura tão necessária ao transporte dos produtos agrícolas da região".
Ao final, Marinha Raupp teve sua relatoria elogiada pelo presidente e pela vice-presidente da Comissão de Viação e Transporte, Deputado Carlos Leréia (GO) e Deputada Fátima Pelaes (AP), que destacaram o empenho e trabalho da parlamentar, tanto como membro da Comissão, como representante do estado de Rondônia. Marinha agradeceu e afirmou que a aprovação do Projeto e seus substitutivos irão proporcionar um maior desenvolvimento das regiões incluídas no trecho, impulsionando a economia e também o setor turístico de cada município.
Fonte: Ascom
Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade
A magia do Natal vai ganhar um toque especial neste ano em Porto Velho com a instalação de uma pista de patinação de gelo, que promete encantar cria

A Prefeitura de Porto Velho informa que haverá reforço do transporte coletivo neste domingo (2), Dia de Finados, com objetivo de facilitar o acesso

Antigo ponto de alagação vai se transformar em espaço de convívio social
Desenvolvendo um importante trabalho de melhoria na infraestrutura do perímetro urbano da capital rondoniense, a Prefeitura de Porto Velho está conclu

Servidores sorteados no Mercado Cultural recebem prêmios
Momento de muita euforia e felicidade para os trabalhadores da Prefeitura de Porto Velho que foram contemplados no sorteio de brindes, durante a festa
Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)