Quarta-feira, 22 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Marinha anuncia recursos para melhorias do campus da UNIR


A deputada federal Marinha Raupp(PMDB-RO) anunciou que conseguiu recursos da ordem de R$ 1.2 milhão oriundos do orçamento da União para melhorias do campus da Universidade Federal de Rondônia(UNIR), em Rolim de Moura. A deputada fez anúncio após participar de uma reunião ocorrida hoje(30/11), em Brasília com o reitor da UNIR, Januário Amaral e o gerente executivo da Agência de Desenvolvimento da Amazônia(ADA), Milton Lima.

Os recursos constantes do projeto de consolidação do campus universitário destinam-se à construção de um cento administrativo e de um laboratório para o curso de Agronomia, além da pavimentação do campus e obras de drenagens.

Segundo Marinha Raupp, o estado de Rondônia necessita de uma universidade forte para que seja realizado um trabalho integrado com o setor produtivo. “Em relação a Rolim de Moura, o campus da Unir carece dessas melhorias para que essa integração se consolide e o produtor rural do município e do estado tenha uma qualidade de vida melhor, aumentando a sua produtividade e a sua renda”, disse a parlamentar ao justificar a sua ação em prol da universidade federal.

Já o reitor Januário Amaral revelou que o aporte desses recursos no final desse ano para a UNIR significa uma ação importante da deputada Marinha Raupp que tem trabalho em prol do fortalecimento da universidade. “A deputada Marinha e o senador Valdir Raupp liberaram ao longo desse ano, R$ 4 milhões em emendas parlamentares para a instituição”, afirmou o reitor explicando que tem uma boa relação com toda bancada rondoniense no Congresso Nacional.

Por sua vez, Milton Lima informou que a execução dessas obras no campus de Rolim de Moura vão potencializar o setor produtivo regional e inserir a UNIR no Núcleo de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, coordenado pela ADA e que já conta com outras instituições parceiras de ensino e pesquisa da Amazônia. “O projeto maior é a consolidação de todos os campi da UNIR, sendo que o campus de Rolim de Moura é a primeira fase”, disse Lima, ressaltando que a agência vai gerir os recursos orçamentários que serão liberados e aportar outros para que as obras sejam concretizadas. 

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 22 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho oferece 152 novas oportunidades de emprego pelo Sine Municipal

Prefeitura de Porto Velho oferece 152 novas oportunidades de emprego pelo Sine Municipal

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade (Semdec), está oferecendo 152 novas oportunidades de empreg

Mais de 260 famílias da zona Leste de Porto Velho recebem títulos definitivos após décadas de espera

Mais de 260 famílias da zona Leste de Porto Velho recebem títulos definitivos após décadas de espera

Em mais um avanço na política de habitação e regularização fundiária, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento

Famílias do baixo Madeira recebem filtro de água potável que reduz escassez hídrica

Famílias do baixo Madeira recebem filtro de água potável que reduz escassez hídrica

Na comunidade de Bom Jardim, situada a aproximadamente 70 quilômetros do perímetro urbano de Porto Velho, a falta de água potável sempre foi uma dific

Prefeitura de Ji-Paraná lança o maior programa de asfaltamento da história do município

Prefeitura de Ji-Paraná lança o maior programa de asfaltamento da história do município

A Prefeitura de Ji-Paraná lançou, na segunda-feira (13), o programa Asfalta JIPA + Infraestrutura Urbana, o maior projeto de pavimentação já realiza

Gente de Opinião Quarta-feira, 22 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)