Segunda-feira, 12 de outubro de 2015 - 13h22
Durante a festa, a parlamentar conversou com representantes dos bois Malhadinho (azul) e Flor do Campo (vermelho) sobre melhorias para o evento que está na sua 19ª edição.
“Temos que unir forças para valorizar cada vez mais essa bela manifestação popular que retrata a cultura do nosso povo”, frisou a tucana que manteve contato também com lideranças locais.
Além de destinar recursos de emenda parlamentar para o Festival, a congressista anunciou que vai buscar meios com o objetivo de fortalecer a tradicional programação da Pérola do Mamoré.
Membro da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, Mariana Carvalho avalia que o Festival do Boi de Guajará – Mirim tem um grande potencial para atrair turistas não apenas de dentro do Estado, mas também de outras unidades da federação.
“É um lindo espetáculo”, resumiu a deputada , ressaltando que mais do que coreografias e riqueza de alegorias, a performance das duas agremiações no Bumbódromo Municipal, constitui – se numa grande valorização à cultura brasileira.
A programação teve início na noite de sexta-feira (9) com o Flor do Campo. No sábado (10), entrou em cena o Malhadinho. Domingo, o encerramento foi marcado pela apresentação dos dois grupos folclóricos que disputam o título 2015, cujo resultado será anunciado nesta segunda – feira,12.
Nos três dias de festa, cada boi teve duas horas e meia para exibir suas coreografias, sendo avaliados em 21 quesitos. A avaliação foi feita por três juradas das cidades de Ji-Paraná, Vilhena e Pimenta Bueno.
O Malhadinho neste ano veio com o tema "Hurukunê Wao", que significa Tucumã. A temática apresentada pelo Flor do Campo foi "O Folclore Brasileiro". Dentre os principais quesitos estão : à sinhazinha, cunhã-poranga, ritual do pajé, boi-bumbá, torcida e levantador de toadas.
Independentemente de quem seja o ganhador da edição 2015, este ano o evento teve um sabor de vitória para todos os seus participantes porque voltou a ser realizado no Bumbódromo.
Depois do sucesso em 2012, foi cancelado em 2013, sendo realizado como Mostra de Cultura, ocorrendo na área aberta do Ginásio Afonso Rodrigues.
Neste ano, com o resgate do status de festival, a festa representou um importante momento para os bois Malhadinho e Flor do Campo recordarem os tempos áureos das duas agremiações que neste fim de semana apresentaram uma superprodução para a alegria das suas entusiasmadas torcidas.
Fonte: João Albuquerque
Lanche Extra proporciona nova realidade para alunos da rede municipal de ensino em Porto Velho
A estudante Elke de Souza, moradora do bairro Rio Madeira em Porto Velho, é mãe de duas crianças: Luís Henrique Vieira, 8 anos, e da Helena Vieira, 7
Prefeitura de Porto Velho lança campanha “Carinho não é Segredo” contra violência infantil
A luta por um mundo mais seguro para as crianças é o foco da campanha “Carinho não é Segredo”, promovida pela Prefeitura de Porto Velho, sob a articul
José Cauê Rabelo, 18 anos, jovem morador do bairro Esperança da Comunidade, na periferia da capital de Rondônia, está prestes a realizar o sonho de co
O 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo também abriu portas e reacendeu a esperança no coração de muitas pessoas com deficiência (PcD) que acalentav