Quinta-feira, 31 de outubro de 2013 - 06h03
A vereadora Maria Simões (PT), fez questão de visitar diversos pontos comerciais de Cacoal ontem, quarta feira, 30 de outubro, data em que se comemorou o dia dos comerciários. A parlamentar parabenizou os trabalhadores e colocou seu mandato a disposição.
“Fiz questão de visitar nossos comerciários, primeiro para dar um abraço e parabenizá-los pelo dia e depois para colocar o nosso mandato a disposição mais uma vez. Neste ano tivemos a regulamentação do horário do comércio em Cacoal e me mantive sempre ao lado dos nossos trabalhadores, fico muito feliz por ser recebida com sinceros abraços e mensagens de apoio ao nosso trabalho” destacou Maria Simões.
Dia 30 de outubro é a data consagrada ao Comerciário devido em 1932, no dia 29 de outubro, diversos trabalhadores do comércio do Rio de Janeiro terem se unido em protesto pedindo leis trabalhistas. Getúlio Vargas então presidente da Nação os recebeu na sacada do Palácio e, naquele memorável dia foi assinado o Decreto Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, que regulamentando a jornada de trabalho, reduziu a carga horária escrava de 12 horas diárias, para 8 horas.
Os frutos dessa luta dos Comerciários foram estendidos a todos os trabalhadores brasileiros que passaram também a ter suas jornadas de trabalho regulamentadas nos mesmo moldes. O decreto-lei 4.042/32, foi publicado no Diário Oficial da União em 30/10/1932, por isso 30 DE OUTUBRO é o "DIA COMERCIÁRIO".
Fonte: Ascom
Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Força feminina ajuda a preservar a memória da EFMM
Em um ambiente historicamente marcado pela presença masculina, Euzenir Gomes construiu sua trajetória profissional na ferrovia, tornando-se exemplo de

No dia das mulheres, Prefeitura leva saúde, cultura e serviços ao Espaço Alternativo
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Porto Velho realiza neste domingo (08), a partir das 16h, no Espaço Alternativo, uma ação

Ponte metálica terá estrutura fixa na Estrada de Santo Antônio
Idealizada após mais um rompimento da pista durante um período de fortes chuvas, a ponte que está sendo construída sobre o igarapé Bate-Estaca contará

Histórias de força e superação marcam a trajetória de mulheres em Porto Velho
Aos 68 anos, a artesã Tetê Frazão carrega nas mãos a delicadeza das miçangas e, na trajetória, a força de quem construiu a própria independência com m
Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)