Sábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Mais de 70 técnicos participam de curso na regional do TCE


 
Com a presença de 72 técnicos dos sete municípios que integram a região do Cone Sul do Estado, foi aberto, ontem (5), no auditório da Secretaria Regional de Controle Externo do Tribunal de Contas em Vilhena, o curso “Licitação: fase interna (módulo 1)”, ministrado pelo servidor Flávio Cioffi Júnior.

A capacitação, que se estende até amanhã (7), tem um total de 24 horas/aula e é realizada pela regional do Cone Sul em parceria com o Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP)/Escola de Contas, que são os setores do TCE responsáveis pela disseminação do conhecimento e capacitação de servidores no âmbito interno e também externo.

A abertura do curso foi realizada pelo secretário regional do TCE em Vilhena, Oscar Carlos das Neves Lebre, que destacou o trabalho pedagógico realizado pela Corte em relação a temas relevantes para a administração pública.

“Esse curso tem por objetivo debater e sanar as dúvidas dos participantes sobre os procedimentos licitatórios, que são a regra, uma vez que é por meio de modalidades, como convite, tomada de preços, concorrência pública e pregão, que são efetuadas as aquisições de bens e serviços para atender o interesse público”, asseverou.

Durante sua fala, o secretário regional também abordou a importância da profissionalização na gestão pública: “Membros de comissões de licitação, pregoeiros e sua equipe de apoio devem ter conhecimento aprofundado nessa área, buscando constantemente o aperfeiçoamento e estudando doutrinas e jurisprudências dos tribunais.”

Já o instrutor Flávio Cioffi disse que o curso tem seu conteúdo voltado a atender a necessidade dos municípios de manterem seus técnicos atualizados em relação aos procedimentos licitatórios estabelecidos nas Leis Federais 8.666/93 e 10.520/02, bem como os requisitos contidos na Lei Complementar 123/06 e as recentes decisões do TCE relacionadas ao tema.

Fonte: TCE

 

Gente de OpiniãoSábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho

Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho

Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho

Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr

Gente de Opinião Sábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)