Porto Velho (RO) sexta-feira, 25 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Mais de 180 mil pessoas isoladas devidos as chuvas em Rondônia


 
Os municípios de Alvorada D’Oeste, São Miguel, Seringueiras, São Francisco e Costa Marques, além de dezenas de distritos estão totalmente isolados do restante do Estado, em decorrência das fortes chuvas que vem caindo na região do Vale do Guaporé onde residem cerca de 180 mil pessoas. No sábado uma ponte no rio Sossego caiu com uma ambulância. Por sorte, os três ocupantes tiveram apenas pequenas lesões. No domingo, o rio Muqui entre Presidente Médici e Alvorada, transbordou interditando o tráfego. A travessia está sendo feita por dois barcos particulares, sendo um exclusivo para motos. O prefeito de Alvorada D’Oeste, Laerte Gomes (PR) disse ontem ao Diário que irá decretar estado de emergência em seu município, nesta quinta-feira.

A situação dos municípios na 429 é considerada por prefeitos e presidentes de associações comerciais da região, como crítica. Somente no município de Alvorada D’Oeste diversas linhas como a 58, 52 e 64, além da localidade de Aconga Piranga. Distritos como Terra Boa, Bom Princípio e São Domingos também estão sofrendo com as enchentes.

Um dos pontos mais críticos da 429 está no rio Muqui onde a água transbordou interrompendo completamente o tráfego. São mais de dois quilômetros prejudicados. Em um deles a travessia está sendo somente de barcos. O proprietário, José Alves afirmou que até as 14h já havia transportado mais de 300 pessoas ao preço de R$ 2,00 cada, e motocicletas por R$ 10.00.

A pior situação encontrada foi do caminhoneiro, Roberto Almeida que teve seu caminhão, Mercdes Benz. Ele transportava uma carga de cimento e verdura da cidade de Lucélia (SP) para São Francisco. Na tarde domingo o veículo ficou dentro de um bueiro que não suportou o peso. Segundo ele, a perda ultrapassa os 90% da carga.

Ontem o prefeito de Alvorada, Laerte Gomes informou ao Diário por telefone, que irá decretar nesta quinta-feira Estado de Emergência em seu município, e que procurar os outros prefeitos na mesma situação para que seja tomada a mesma medida. Laerte confirmou que todos as cidades no Vale do Guaporé estão isoladas, sem previsão para o restabelecimento do trafégo pela BR-429.

Fonte: Diário da Amazônia

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam