Segunda-feira, 3 de agosto de 2009 - 16h39
O secretário de Estado de Agricultura, Produção e Desenvolvimento Econômico e Social, Carlos Magno, representando o governador Ivo Cassol, e o secretário regional do Governo em Ji-Paraná, Ari Saraiva, participaram nesta segunda-feira (03) da aula inaugural do curso Engenharia de Pesca e Aquicultura da Universidade Federal de Rondônia (Unir), com a palestra do ministro de Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, no Centro Cultural de Presidente Médici. O evento contou com a presença do conselheiro do Tribunal de Contas, Francisco Carvalho da Silva, deputado estadual, Jesualdo Pires, prefeito José Ribeiro, diretor-superintendente do
Sebrae em Rondônia, Pedro Teixeira Chaves, presidente da Fecomércio, Francisco Teixeira Linhares, entre outras autoridades. Antes da solenidade aconteceu uma carreata.
Carlos Magno parabenizou todos que se envolveram neste processo que começou com a visão do ex-deputado, Francisco Carvalho da Silva (Chico Paraíba), que viu uma oportunidade para o desenvolvimento deste curso. Segundo Carlos Magno, o Governo do Estado vem investindo no Pró-Peixe que consiste em incentivar a criação de peixes em cativeiro nas pequenas propriedades rurais como alternativa de renda ao produtor. Disse ainda que o Ministério precisa firmar parcerias para realizar um trabalho de pesquisa para identificar as espécies ideais para a região, os investimentos necessários para as áreas de pesca, entre outros pontos. “A cadeia produtiva de peixe é uma alternativa de geração de emprego e renda”, salientou.
O reitor da Unir, José Januário do Amaral, comentou sobre a aprovação do curso e da importância para o Estado de Rondônia. “A vinda deste curso faz parte de uma política de expansão da Universidade. Vai abrir uma nova cadeia econômica para o Estado”, afirmou.
O ministro Altemir Gregolin disse que a criação deste curso é uma grande vitória e que o Ministério tem feito diversos investimentos, visando apoiar o desenvolvimento da pesca no Estado de Rondônia. “Com a vinda deste curso será possível produzir muito mais peixes, além de exportar pescado de qualidade. Os acadêmicos estão apostando em uma área promissora. Não faltará emprego e nem oportunidade de investimento”, afirmou o ministro, ressaltando que atualmente no Brasil tem mais de 700 mil pescadores, 150 mil piscicultores e a produção é de um milhão de tonelada de pescada.
Após a cerimônia, o ministro fez a entrega de três caminhões de resfriamento para atender pescadores das regiões de Rolim de Moura, Costa Marques e Machadinho do Oeste. Na parte da tarde aconteceram diversas palestras para os pescadores e acadêmicos, que foram realizadas em parceria com o Sebrae.
Jornalista: Carolina Camilo
Secretaria Regional de Ji-Paraná
9984-0906
Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho realizou no centro da capital o Viradão do Béra, em frente ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para receber o

A Prefeitura de Porto Velho disponibilizará no dia 31 de dezembro, a partir das 18h, linhas de ônibus sem a cobrança de passagem, com rotas normais. P

Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Porto Velho reforça a orientação sobre o uso responsável de fogos de artifício. Nesse período,

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas
A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,
Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)