Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Machadinho pode se tornar polo regional de desenvolvimento, diz Valverde



Em cumprimento a uma agenda pelos municípios rondonienses, o deputado Eduardo Valverde (PT) esteve nessa segunda-feira(31) em Machadinho.

Na ocasião o deputado visitou o Padre Dionísio, Pároco da Igreja Nossa Senhora Aparecida e grande lutador das causas sociais em especial a luta pela reforma agrária.

Para Valverde é necessário dar solução para a regularização fundiária que mesmo com o programa Terra Legal, ainda não foi possível resolver em sua totalidade.

Valverde lembrou que em recente reunião com o Presidente Lula, por conta do movimento Grito da Terra, foi acordada a ampliação dos incentivos do Governo Federal para o INCRA utilizar na desapropriação de terras, além de aumentar em R$ 500 milhões os recursos destinados à reforma agrária.

"Com esses recursos será possível avançarmos na implementação da reforma agrária, fortalecer a agricultura familiar e ampliar as políticas sociais para o campo", ressaltou Valverde.

Pólo de desenvolvimento_ O parlamentar que também esteve com o prefeito de Machadinho Mário Alves disse que tem intermediado junto ao Governo Federal para que o município receba grandes obras de infraestrutura como ocorreu com Porto Velho.

Entre as obras estão a Usina Tabajara, o proto Fluvial no rio Machado e a BR-80. Com esse incentivo, reforçou Valverde, Machadinho se tornará pólo regional de desenvolvimento.

Valverde que é pré-candidato pelo PT ao governo do estado, informou que pretende recriar o Instituto de Florestas Estadual para gerir as unidades de conservação, sobretudo em Machadinho que tem nove delas.

O prefeito Marinho agradeceu a atenção de Valverde ao município que tem sempre destinado emendas para várias obras, como o estádio de futebol, a concha acústica, entre outras.

Fonte: Leila Denise
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)