Quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 - 17h05
Cumprindo com o que determina a Constituição Federal e o Estatuto das Cidades, o prefeito de Machadinho D’Oeste, Mario Alves (Marinho da Caerd), juntamente com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento e a população machadiense por meio de um processo democrático e participativo elaboraram o Plano Diretor (PDP).
Entre os temas apresentados, o Plano Diretor contempla: Regularização fundiária, construções de praças, creches, moradias dignas, saneamento básico, asfalto, modernização e ampliação do hospital Municipal, implantação do ensino integral, alfabetização para terceira idade; construção de quadras poliesportiva coberta, incentivo a geração de emprego e renda, construção de um museu municipal, guarda municipal.
Segundo a Coordenadora e Executora do PDP, Isis Fernandes, declarou que ouve um empenho da equipe técnica no que se refere ao planejamento rural. “ A população das localidades mais distantes esta buscando sua permanência em suas propriedades, contudo, com mais conforto e dignidade, e isso o Plano busca contemplar”.
A prefeitura já encaminhou à Câmara Municipal, o Projeto do PDP para apreciação e aprovação dos vereadores. O prefeito destaca que a implantação do PDP é especificar para os Ministérios Federais e Secretarias Estaduais as deficiências e prevenção dos Municípios brasileiros, e é focado neste ato que o Prefeito Mario Alves esta ansioso por tê-lo devidamente aprovado pela Câmara de Vereadores, para que o mesmo possa ser arremetido aos órgãos e bancadas federais e estaduais, em busca dos recursos necessários para a execução das ações nele contidas.
“Os cidadãos só têm a ganhar. É um planejamento para os próximos cinco anos, em que a população compartilhou junto com a administração, buscando soluções para os problemas que afligem os moradores de Machadinho e traçou metas para o desenvolvimento do município”.
Plano Diretor
Plano Diretor é um instrumento para garantir a todos os cidadãos do município um lugar adequado para morar, trabalhar e viver com dignidade, proporcionando acesso á habitação adequada, saneamento ambiental, ao transporte e mobilidade, ao trânsito seguro e aos serviços e equipamentos urbanos. É o que determina a Constituição Federal e o Estatuto das Cidades.
Segundo o Estatuto das Cidades (Lei n°10.257/2001), os municípios devem planejar seu desenvolvimento por meio de um Plano Diretor. Esse planejamento precisa ser conduzido pela prefeitura, aprovado pela Câmara de vereadores e contar com o envolvimento de toda a sociedade em sua elaboração e implantação.
Fonte: Ascom
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho
O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil
Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal
A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)