Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Machadinho D`Oeste finaliza Plano Diretor Participativo



Cumprindo com o que determina a Constituição Federal e o Estatuto das Cidades, o prefeito de Machadinho D’Oeste, Mario Alves (Marinho da Caerd), juntamente com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento e a população machadiense por meio de um processo democrático e participativo elaboraram o Plano Diretor (PDP).

Entre os temas apresentados, o Plano Diretor contempla: Regularização fundiária, construções de praças, creches, moradias dignas, saneamento básico, asfalto, modernização e ampliação do hospital Municipal, implantação do ensino integral, alfabetização para terceira idade; construção de quadras poliesportiva coberta, incentivo a geração de emprego e renda, construção de um museu municipal, guarda municipal.

Segundo a Coordenadora e Executora do PDP, Isis Fernandes, declarou que ouve um empenho da equipe técnica no que se refere ao planejamento rural. “ A população das localidades mais distantes esta buscando sua permanência em suas propriedades, contudo, com mais conforto e dignidade, e isso o Plano busca contemplar”.

A prefeitura já encaminhou à Câmara Municipal, o Projeto do PDP para apreciação e aprovação dos vereadores. O prefeito destaca que a implantação do PDP é especificar para os Ministérios Federais e Secretarias Estaduais as deficiências e prevenção dos Municípios brasileiros, e é focado neste ato que o Prefeito Mario Alves esta ansioso por tê-lo devidamente aprovado pela Câmara de Vereadores, para que o mesmo possa ser arremetido aos órgãos e bancadas federais e estaduais, em busca dos recursos necessários para a execução das ações nele contidas.

“Os cidadãos só têm a ganhar. É um planejamento para os próximos cinco anos, em que a população compartilhou junto com a administração, buscando soluções para os problemas que afligem os moradores de Machadinho e traçou metas para o desenvolvimento do município”.


Plano Diretor

 Plano Diretor é um instrumento para garantir a todos os cidadãos do município um lugar adequado para morar, trabalhar e viver com dignidade, proporcionando acesso á habitação adequada, saneamento ambiental, ao transporte e mobilidade, ao trânsito seguro e aos serviços e equipamentos urbanos. É o que determina a Constituição Federal e o Estatuto das Cidades.

Segundo o Estatuto das Cidades (Lei n°10.257/2001), os municípios devem planejar seu desenvolvimento por meio de um Plano Diretor. Esse planejamento precisa ser conduzido pela prefeitura, aprovado pela Câmara de vereadores e contar com o envolvimento de toda a sociedade em sua elaboração e implantação.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)