Quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 - 17h05
Cumprindo com o que determina a Constituição Federal e o Estatuto das Cidades, o prefeito de Machadinho D’Oeste, Mario Alves (Marinho da Caerd), juntamente com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento e a população machadiense por meio de um processo democrático e participativo elaboraram o Plano Diretor (PDP).
Entre os temas apresentados, o Plano Diretor contempla: Regularização fundiária, construções de praças, creches, moradias dignas, saneamento básico, asfalto, modernização e ampliação do hospital Municipal, implantação do ensino integral, alfabetização para terceira idade; construção de quadras poliesportiva coberta, incentivo a geração de emprego e renda, construção de um museu municipal, guarda municipal.
Segundo a Coordenadora e Executora do PDP, Isis Fernandes, declarou que ouve um empenho da equipe técnica no que se refere ao planejamento rural. “ A população das localidades mais distantes esta buscando sua permanência em suas propriedades, contudo, com mais conforto e dignidade, e isso o Plano busca contemplar”.
A prefeitura já encaminhou à Câmara Municipal, o Projeto do PDP para apreciação e aprovação dos vereadores. O prefeito destaca que a implantação do PDP é especificar para os Ministérios Federais e Secretarias Estaduais as deficiências e prevenção dos Municípios brasileiros, e é focado neste ato que o Prefeito Mario Alves esta ansioso por tê-lo devidamente aprovado pela Câmara de Vereadores, para que o mesmo possa ser arremetido aos órgãos e bancadas federais e estaduais, em busca dos recursos necessários para a execução das ações nele contidas.
“Os cidadãos só têm a ganhar. É um planejamento para os próximos cinco anos, em que a população compartilhou junto com a administração, buscando soluções para os problemas que afligem os moradores de Machadinho e traçou metas para o desenvolvimento do município”.
Plano Diretor
Plano Diretor é um instrumento para garantir a todos os cidadãos do município um lugar adequado para morar, trabalhar e viver com dignidade, proporcionando acesso á habitação adequada, saneamento ambiental, ao transporte e mobilidade, ao trânsito seguro e aos serviços e equipamentos urbanos. É o que determina a Constituição Federal e o Estatuto das Cidades.
Segundo o Estatuto das Cidades (Lei n°10.257/2001), os municípios devem planejar seu desenvolvimento por meio de um Plano Diretor. Esse planejamento precisa ser conduzido pela prefeitura, aprovado pela Câmara de vereadores e contar com o envolvimento de toda a sociedade em sua elaboração e implantação.
Fonte: Ascom
Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho
Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho
Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque
Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano
Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr
Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)