Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Loteamento Clandestino em São Miguel é alvo de ação ambiental do MP


 
O Ministério Público do Estado de Rondônia ajuizou ação civil pública ambiental e urbanística, com pedido de liminar, para que seja determinado aos loteadores do “Bairro Aeroporto” e ao município de São Miguel do Guaporé, que implementem obras de infraestrutura e adotem as medidas necessárias para a regularização do loteamento.

A ação foi proposta após identificação de várias irregularidades no loteamento, a exemplo de incompatibilidade com lei municipal, ausência de licença ambiental, ausência de obras de infraestrutura básicas exigidas por lei federal, existência de dano ambiental decorrente da ausência de sistema de captação de águas pluviais e poluição no subsolo, em razão da inexistência de sistema de tratamento de esgoto.

O MP pede ainda que seja interrompida a imediata comercialização de lotes no bairro Aeroporto, a indisponibilidade dos bens dos loteadores, no valor de R$ 200 mil, a fim de garantir a implementação das obras de infraestrutura necessárias e a obrigação de colocar no local, no prazo de 15 dias, quatro placas informando a população que se trata de um loteamento clandestino, fixando multa diária em caso de descumprimento.

A ação requer, ainda, que, após regularização da área pelo Poder Público, seja disponibilizado a todos os lotes iluminação pública e domiciliar, interligada a rede municipal de energia, assim como a disponibilização de água encanada a todos os lotes.

Fonte: Ascom MPRO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Histórias de força e superação marcam a trajetória de mulheres em Porto Velho

Histórias de força e superação marcam a trajetória de mulheres em Porto Velho

Aos 68 anos, a artesã Tetê Frazão carrega nas mãos a delicadeza das miçangas e, na trajetória, a força de quem construiu a própria independência com m

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Morando há mais de 40 anos no pequeno vilarejo às margens da Estrada do Santo Antônio, em Porto Velho, Heloísa Maia é uma das personagens mais conheci

Prefeitura de Porto Velho inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Prefeitura de Porto Velho inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Mesmo com o período chuvoso que atinge a capital rondoniense desde o início da semana, a frente de trabalho coordenada pela Prefeitura de Porto Velho,

Lei pode garantir spray de pimenta para mulheres em Porto Velho

Lei pode garantir spray de pimenta para mulheres em Porto Velho

O Poder Executivo de Porto Velho encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 12/02/26, que institui a Política Municipal de Proteção à Mulhe

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)