Porto Velho (RO) sexta-feira, 25 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Limpeza de rios em Pimenta Bueno - Quantidade de lixo diminuiu, mas ainda é muito



Limpeza de rios em Pimenta Bueno - Quantidade de lixo diminuiu, mas ainda é muito - Gente de OpiniãoO Presidente da APEPIB – Associação dos Pescadores Esportistas de Pimenta Bueno, Roger (Vôo Transportes), comemorou a redução da quantidade recolhida dos rios Barão de Melgaço, Pimenta Bueno, Machado e igarapés da região, com relação à quantidade retirada no ano passado. “O lixo vem diminuindo gradativamente ao longo dos últimos dez anos, desde que a APEPIB foi criada, mas ainda é muito”, disse Roger.

A limpeza dos rios realizada este ano contou com, além da APEPIB, a inseparável parceira da Associação Pimentense dos Amigos do Meio Ambiente – APAMA, SEDAM, SEMAGRI, IBAMA, Polícia Ambiental, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Pescadores e comunidade em geral. Segundo Roger esta é a 13ª Campanha de Limpeza dos rios em Pimenta Bueno.

A Presidente da APAMA, dona Olívia (Cerâmica União), disse o bom resultado que vem sendo alcançado ao longo dos anos se deve ao fato das várias instituições estarem unidas em prol da preservação do meio ambiente no município. Ela ressaltou que sem os ‘companheiros’ nenhum trabalho seria feito com sucesso, e os rios pimentenses poderiam estar seriamente comprometidos neste momento.

Dona Olívia lembrou do trabalho de conscientização realizado junto as comunidades ribeirinhas, soltura de peixes e reflorestamento local das matas ciliares com o plantio de árvores nativas. “A APAMA tomou o cuidado de replantar as plantas naturais das margens desses rios, porque os frutos dessas árvores alimentam os peixes dessas águas”, disse ela enfatizando que a preocupação maior é com as gerações futuras.

Presente na abertura do evento neste domingo (19), pela manhã, o Prefeito Augusto Plaça parabenizou as duas associações e elogiou a unificação das instituições governamentais e não-governamentais em prol dos rios de Pimenta Bueno. “Este trabalho é muito importante para que possamos ter uma qualidade de vida melhor, além de servir como exemplo para aquelas pessoas que ainda não aprenderam a se preocupar com as questões de meio ambiente. Quem cuida do meio ambiente, com certeza está cuidando da própria saúde”, concluiu o prefeito.


Material de pesca encontrado é retirado dos rios pimentenses

Limpeza de rios em Pimenta Bueno - Quantidade de lixo diminuiu, mas ainda é muito - Gente de OpiniãoDurante a operação de limpeza dos rios e igarapés de Pimenta Bueno neste domingo (19), um dos grupos de voluntários encontrou vasto material ilegal para pesca. No porto da APEPIB, o chefe local da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM, Thiago Fajardo, disse que se os pescadores donos do material tivessem sido encontrados, teriam sido autuados por crime ambiental.

“Este tipo de material (espinhel), é ilegal para a pesca nos nossos rios”, disse ele observando que os infratores ainda estão passíveis de responsabilização se forem localizados. Outros grupos de voluntários também encontraram vasto material de pesca, principalmente linhas e anzóis presos a garrafas Pet, muito comuns na região.

Bombeiros acompanham limpeza dos rios pimentenses

O corpo de Bombeiros de Pimenta Bueno, comandado pelo Sargento Marcelo e na companhia do Sargento Carstens, acompanhou de perto as ações realizadas nas águas dos rios Barão de Melgaço, Pimenta Bueno e Machado na manhã deste domingo (19).

Durante as rondas realizadas com uma lancha da corporação, os bombeiros atenderam um voluntário que, durante o recolhimento do lixo às margens do rio Melgaço, pisou em caco de vidro sofrendo um corte profundo em um dos dedos do pé direito. A BM Paula constatou a necessidade de encaminhar o voluntário ao Hospital Municipal, porque seriam necessários dois pontos no ferimento.

Concluído o atendimento com um kit de Primeiros Socorros e com o pé devidamente enfaixado, o voluntário insistiu em permanecer no rio para concluir o seu trabalho, garantindo aos Bombeiros que depois iria ao hospital. Nenhum incidente mais grave foi registrado.

Limpeza de rios em Pimenta Bueno - Quantidade de lixo diminuiu, mas ainda é muito - Gente de Opinião
Assistentes de Projeto da SEDAM acompanham dia de limpeza nos rios de Pimenta Bueno

Depois de trabalhar dois dias em Pimenta Bueno com o Curso de Agente Voluntário do Meio Ambiente para mais de 50 pessoas no salão do Clube Apidiá, a Assistente de Projeto da SEDAM (Porto Velho), Semíramis Maciel Ribeiro disse à Reportagem do PBURGENTE neste domingo (19), que pela primeira vez estaria participando de uma ação de coleta de lixo às margens de rios. “Já sabíamos que instituições locais realizavam um importante trabalho de preservação ambiental no município, mas eu não calculava que a organização era tão grande”, disse ela admirada com o número de pessoas que se envolveram com a limpeza dos rios.

Acompanhada do Assistente de Projeto Antônio Azevedo, Semíramis disse que a SEDAM está vivendo uma nova fase no estado de Rondônia, no sentido de desenvolver ações que efetivamente alcancem as pessoas envolvidas, ou não, com as questões de meio ambiente em suas amplas discussões. “Para que se alcance o objetivo da Secretaria, é que estamos percorrendo todo o Estado preparando agentes que atuem principalmente na fiscalização e na conscientização das questões ambientais locais”, concluiu.

CRÉDITOS DAS MATÉRIAS: PBURGENTE.COM.BR
CRÉDITOS DAS FOTOS: Dado Martins

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam