Porto Velho (RO) terça-feira, 15 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Licitação para ampliação do aeroporto de Ji-Paraná será aberta



Uma reunião realizada na noite da última segunda-feira (21) com os deputados de Ji-Paraná Jesualdo Pires (PSB) e Anselmo de Jesus (PT), membros da Fundação Jicred, CDL, Acijip e Departamento de Estradas e Rodagens (DER) definiu os detalhes finais para o inicio da obras de ampliação do aeroporto José Coleto em Ji-Paraná.

O Diretor da coordenadoria de Obras do DER, Joaquim de Souza, garantiu que o processo de licitação da obra será iniciado ainda nesta semana e a ordem de serviço para inicio dos trabalhos deverá ser assinada no mês de dezembro.

A pista do José Coleto será totalmente refeita e passará a ter dois mil metros, o que possibilitará a aterrissagem de aeronaves de maior porte.

A reunião também definiu detalhes técnicos que são exigências do 7ª Comando Aéreo Regional de Manuas (Comar). A espessura da base da pista terá 45 centímetros. O projeto inicial previa a altura da base fosse de 37. Outra situação definida na reunião é que a pista atual será totalmente destruída para dar lugar a nova pista. A determinação do comando aéreo não permitiu que a nova estrutura fosse feita sobre a pista antiga.

Para o deputado estadual Jesualdo Pires a reunião pôs um ponto final nas discussões sobre o projeto e agora entrará na etapa de realização da obra. "Passaremos agora para a segunda etapa, temos a garantia que a licitação será aberta e os serviços deverão iniciar já no próximo ano. Tínhamos uma preocupação com o tamanho da nova pista de pouso que a principio foi sugerida com dois mil e trezentos metros, mas com a reunião chegamos ao consenso de sois mil metros, o que já nos garante pousos de aeronaves de grande porte para a nossa região", disse o Deputado.

O deputado Anselmo de Jesus deverá agendar para os próximos dias uma nova reunião com o 7º Comar em Manaus. A intenção é conseguir a liberação do Comar para que a nova pista seja construída ao lado da antiga permitindo que durante as obras seja mantido a aterrissagem de aeronaves no aeroporto. "Pretendemos realizar essa seguindo as orientações do Comar para que ela seja aprovada e efetivada sem contratempos", afirmu.

Fonte: Relvanir Campos

Mais Sobre Municípios

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras da Prefeitura de Porto Velho seguem em ritmo acelerado nesta segunda-feira (14), com serviços estruturantes em 11 bairros. Elas reali

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Em pleno domingo (13), foram iniciadas as obras de asfaltamento do programa Tchau Poeira, do Governo do Estado, em Ariquemes. O início dos trabalhos