Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Licitação para ampliação do aeroporto de Ji-Paraná será aberta



Uma reunião realizada na noite da última segunda-feira (21) com os deputados de Ji-Paraná Jesualdo Pires (PSB) e Anselmo de Jesus (PT), membros da Fundação Jicred, CDL, Acijip e Departamento de Estradas e Rodagens (DER) definiu os detalhes finais para o inicio da obras de ampliação do aeroporto José Coleto em Ji-Paraná.

O Diretor da coordenadoria de Obras do DER, Joaquim de Souza, garantiu que o processo de licitação da obra será iniciado ainda nesta semana e a ordem de serviço para inicio dos trabalhos deverá ser assinada no mês de dezembro.

A pista do José Coleto será totalmente refeita e passará a ter dois mil metros, o que possibilitará a aterrissagem de aeronaves de maior porte.

A reunião também definiu detalhes técnicos que são exigências do 7ª Comando Aéreo Regional de Manuas (Comar). A espessura da base da pista terá 45 centímetros. O projeto inicial previa a altura da base fosse de 37. Outra situação definida na reunião é que a pista atual será totalmente destruída para dar lugar a nova pista. A determinação do comando aéreo não permitiu que a nova estrutura fosse feita sobre a pista antiga.

Para o deputado estadual Jesualdo Pires a reunião pôs um ponto final nas discussões sobre o projeto e agora entrará na etapa de realização da obra. "Passaremos agora para a segunda etapa, temos a garantia que a licitação será aberta e os serviços deverão iniciar já no próximo ano. Tínhamos uma preocupação com o tamanho da nova pista de pouso que a principio foi sugerida com dois mil e trezentos metros, mas com a reunião chegamos ao consenso de sois mil metros, o que já nos garante pousos de aeronaves de grande porte para a nossa região", disse o Deputado.

O deputado Anselmo de Jesus deverá agendar para os próximos dias uma nova reunião com o 7º Comar em Manaus. A intenção é conseguir a liberação do Comar para que a nova pista seja construída ao lado da antiga permitindo que durante as obras seja mantido a aterrissagem de aeronaves no aeroporto. "Pretendemos realizar essa seguindo as orientações do Comar para que ela seja aprovada e efetivada sem contratempos", afirmu.

Fonte: Relvanir Campos

Mais Sobre Municípios

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento