Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Licitação para ampliação do aeroporto de Ji-Paraná será aberta



Uma reunião realizada na noite da última segunda-feira (21) com os deputados de Ji-Paraná Jesualdo Pires (PSB) e Anselmo de Jesus (PT), membros da Fundação Jicred, CDL, Acijip e Departamento de Estradas e Rodagens (DER) definiu os detalhes finais para o inicio da obras de ampliação do aeroporto José Coleto em Ji-Paraná.

O Diretor da coordenadoria de Obras do DER, Joaquim de Souza, garantiu que o processo de licitação da obra será iniciado ainda nesta semana e a ordem de serviço para inicio dos trabalhos deverá ser assinada no mês de dezembro.

A pista do José Coleto será totalmente refeita e passará a ter dois mil metros, o que possibilitará a aterrissagem de aeronaves de maior porte.

A reunião também definiu detalhes técnicos que são exigências do 7ª Comando Aéreo Regional de Manuas (Comar). A espessura da base da pista terá 45 centímetros. O projeto inicial previa a altura da base fosse de 37. Outra situação definida na reunião é que a pista atual será totalmente destruída para dar lugar a nova pista. A determinação do comando aéreo não permitiu que a nova estrutura fosse feita sobre a pista antiga.

Para o deputado estadual Jesualdo Pires a reunião pôs um ponto final nas discussões sobre o projeto e agora entrará na etapa de realização da obra. "Passaremos agora para a segunda etapa, temos a garantia que a licitação será aberta e os serviços deverão iniciar já no próximo ano. Tínhamos uma preocupação com o tamanho da nova pista de pouso que a principio foi sugerida com dois mil e trezentos metros, mas com a reunião chegamos ao consenso de sois mil metros, o que já nos garante pousos de aeronaves de grande porte para a nossa região", disse o Deputado.

O deputado Anselmo de Jesus deverá agendar para os próximos dias uma nova reunião com o 7º Comar em Manaus. A intenção é conseguir a liberação do Comar para que a nova pista seja construída ao lado da antiga permitindo que durante as obras seja mantido a aterrissagem de aeronaves no aeroporto. "Pretendemos realizar essa seguindo as orientações do Comar para que ela seja aprovada e efetivada sem contratempos", afirmu.

Fonte: Relvanir Campos

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri

Cantata Natalina reúne centenas de porto-velhenses no Prédio do Relógio

Cantata Natalina reúne centenas de porto-velhenses no Prédio do Relógio

Uma noite de celebração marcou o Prédio do Relógio, sede do Executivo Municipal, onde milhares de porto-velhenses se reuniram para acompanhar a primei

Prefeitura de Porto Velho conquista Selo Diamante de Transparência do TCE-RO

Prefeitura de Porto Velho conquista Selo Diamante de Transparência do TCE-RO

A Prefeitura de Porto Velho reafirmou seu destaque no cenário estadual ao conquistar o Selo Diamante de Transparência Pública, concedido pelo Tribunal

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)