Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Licitação para ampliação do aeroporto de Ji-Paraná será aberta



Uma reunião realizada na noite da última segunda-feira (21) com os deputados de Ji-Paraná Jesualdo Pires (PSB) e Anselmo de Jesus (PT), membros da Fundação Jicred, CDL, Acijip e Departamento de Estradas e Rodagens (DER) definiu os detalhes finais para o inicio da obras de ampliação do aeroporto José Coleto em Ji-Paraná.

O Diretor da coordenadoria de Obras do DER, Joaquim de Souza, garantiu que o processo de licitação da obra será iniciado ainda nesta semana e a ordem de serviço para inicio dos trabalhos deverá ser assinada no mês de dezembro.

A pista do José Coleto será totalmente refeita e passará a ter dois mil metros, o que possibilitará a aterrissagem de aeronaves de maior porte.

A reunião também definiu detalhes técnicos que são exigências do 7ª Comando Aéreo Regional de Manuas (Comar). A espessura da base da pista terá 45 centímetros. O projeto inicial previa a altura da base fosse de 37. Outra situação definida na reunião é que a pista atual será totalmente destruída para dar lugar a nova pista. A determinação do comando aéreo não permitiu que a nova estrutura fosse feita sobre a pista antiga.

Para o deputado estadual Jesualdo Pires a reunião pôs um ponto final nas discussões sobre o projeto e agora entrará na etapa de realização da obra. "Passaremos agora para a segunda etapa, temos a garantia que a licitação será aberta e os serviços deverão iniciar já no próximo ano. Tínhamos uma preocupação com o tamanho da nova pista de pouso que a principio foi sugerida com dois mil e trezentos metros, mas com a reunião chegamos ao consenso de sois mil metros, o que já nos garante pousos de aeronaves de grande porte para a nossa região", disse o Deputado.

O deputado Anselmo de Jesus deverá agendar para os próximos dias uma nova reunião com o 7º Comar em Manaus. A intenção é conseguir a liberação do Comar para que a nova pista seja construída ao lado da antiga permitindo que durante as obras seja mantido a aterrissagem de aeronaves no aeroporto. "Pretendemos realizar essa seguindo as orientações do Comar para que ela seja aprovada e efetivada sem contratempos", afirmu.

Fonte: Relvanir Campos

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr

Mais de 103 mil pessoas passaram pelo Parque da Cidade desde a abertura do Natal

Mais de 103 mil pessoas passaram pelo Parque da Cidade desde a abertura do Natal

O espírito do Natal tomou conta de Porto Velho no sábado (22), quando uma multidão esteve no Parque da Cidade para acompanhar a abertura oficial das f

Prefeitura de Porto Velho mobiliza força-tarefa para atender população

Prefeitura de Porto Velho mobiliza força-tarefa para atender população

A madrugada desta quarta-feira foi marcada por forte temporal em Porto Velho, com acúmulo superior a 100 milímetros de chuva, segundo dados meteorol

Primavera de Rondônia se torna o primeiro município do estado a anunciar abono natalino aos servidores em 2025

Primavera de Rondônia se torna o primeiro município do estado a anunciar abono natalino aos servidores em 2025

O prefeito de Primavera de Rondônia, Lucas Nunes (PL), anunciou nas redes sociais o pagamento de um abono natalino aos servidores públicos municipai

Gente de Opinião Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)