Quinta-feira, 27 de maio de 2010 - 15h25
O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) protocolou hoje Projeto de Lei de sua autoria que torna obrigatório o pagamento de seguro pelos frigoríficos mediante contrato de fornecimento de gado para o abate com o produtor rural.
A medida, conforme o deputado, foi motivada pelo vários casos em Rondônia de falências de empresas nesta atividade e que provocaram prejuízos aos produtores.
O principal objetivo do Projeto de Lei é garantir ao pecuarista que ele receba os valores da comercialização mesmo em caso de falência das empresas frigoríficas.
O Projeto prevê ainda que a indenização prevista no seguro deverá suprir eventuais perdas sofridas pelos pecuaristas também no caso de comprovadamente não haver possibilidade de pagamento de dívidas pelo fornecimento de gado, mesmo que haja a devolução do mesmo.
As normas previstas no Projeto também se aplicam no caso de recuperação judicial por parte dos frigoríficos. O não cumprimento das novas regras pelas unidades frigoríficas instaladas no Estado acarretará em multa diária.
“O que pretendemos é possibilitar maior segurança aos produtores rurais, mais precisamente na figura do pecuarista, que fornece gado para abate aos frigoríficos que por sua vez é responsável por suprir o mercado consumidor. Ocorre que se tornou rotineiro o prejuízo sofrido por pecuaristas, quando os frigoríficos entram em falência ou requerem recuperação judicial, ficando sem honrar seus compromissos num curto prazo, e, por conseguinte, onerando o produtor pela falta de quitação de despesas financeiras”, justificou.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização
Com planejamento e responsabilidade, o prefeito Léo Moraes realizou o Carnaparedão na avenida Lauro Sodré, em frente ao Parque Circuito. O evento re

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364
Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH
A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho
Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú
Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)