Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Lei Anticorrupção é aprovada em Guajará-Mirim mediante atuação do MP


Como resultado da atuação do Ministério Público de Rondônia, a Câmara Municipal de Guajará-Mirim aprovou, na última segunda-feira (24/09), a Lei Anticorrupção Municipal (Lei nº 053/GAB.PREF/18), que dispõe sobre a responsabilização administrativa de pessoas jurídicas, pela prática de atos contra a administração pública municipal.

A norma regulamenta, no âmbito do Poder Público Municipal, a Lei Federal nº 12.846/2013, que  representa um importante avanço no que se refere à adoção de medidas para coibir práticas delituosas, lesivas às relações de mercados e serviços entre pessoas jurídicas de direito privado e o setor público.

A implementação da lei federal, em âmbito municipal, vem sendo sugerida aos Municípios de Rondônia, pelo Centro de Apoio Operacional da Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa (CAOP-PPA), sob a coordenação da Promotora de Justiça Joice Gushy Mota Azevedo. Em Guajará-Mirim, a exposição do projeto ficou a cargo da Promotora de Justiça Fernanda Alves Pöppl.

Lei Anticorrupção

A publicação da Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013) estabeleceu amplas possibilidades de serem atingidas as pessoas jurídicas que sejam copartícipes de ilícitos praticados em desfavor da Administração Pública, tanto nacional como estrangeira, cominando sanções severas.

Os dispositivos da lei, apesar de autoaplicáveis e com vigoroso potencial preventivo, inibitório e repressivo no combate à prática de ilícitos, necessitam de regulamentação que autorize sua aplicação de forma mais efetiva e eficaz, especialmente sob o aspecto operacional.

Assim, a regulamentação, como a que foi obtida em Guajará-Mirim, racionaliza os procedimentos e fornece maior segurança jurídica para os agentes públicos responsáveis pela aplicação da Lei internamente, permitindo que o procedimento e o julgamento ocorram com destaque nos aspectos concretos do ato considerado lesivo à Administração Municipal.
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

A biomédica Josiele Costa carrega no olhar a mistura de força e esperança que acompanha sua rotina nos últimos anos. Mãe de Miguel Samuel, de 3 anos,

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Em Porto Velho será ponto facultativo para os servidores municipais a partir das 12h desta quarta-feira (17), em razão da final do Mundial de Clubes,

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)