Porto Velho (RO) quarta-feira, 30 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Laboratório de Informática da UAB de Ariquemes é equipado


 

O Polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil) de Ariquemes foi contemplado com dois laboratórios de informática, através do PROINFO Urbano (Programa Nacional de Tecnologia Educacional).

A conquista é uma parceria entre o FNDE e MEC. Cada laboratório é composto por: um servidor multimídia, oito microcomputadores, 17 terminais de acesso, uma leitora de smartcard, nove estabilizadores, uma impressora e um roteador wireless.

A instalação dos equipamentos foi realizada no dia 14 de maio deste ano, pela empresa autorizada “Positivo Informática”, no Laboratório de Informática do Polo da UAB, localizado no Campus de Ariquemes – UNIR/RO, situado na Avenida Tancredo Neves, 3450, Setor Institucional.

Para a instalação dos equipamentos, o Polo UAB contou com apoio de um engenheiro elétrico, eletricistas entre outros funcionários das Secretarias de Educação e Obras da Prefeitura de Ariquemes. Segundo a coordenadora da UAB em Ariquemes, Marines de Paula Vendramel Fernandes esta ajuda foi imprescindível para que o laboratório atual oferecesse toda a infraestrutura adequada à instalação dos equipamentos essenciais à educação a distância.

UAB em Ariquemes

O Polo UAB do Município nasceu da parceria entre o MEC e as Universidades de Rondônia, de Brasília e do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo a ampliação e a interiorização da oferta do ensino superior gratuito e de qualidade no Brasil, de modo a reduzir a exclusão educacional da população jovem que não tem acesso ao ensino superior. Os primeiros cursos contemplaram áreas de formação inicial e continuada aos professores da educação básica.

“Hoje, a educação continuada profissional e superior está ligada direta e indiretamente aos objetivos da educação básica, isto é, enfrentar os resultados alarmantes da escolaridade de nossos alunos” afirmou Fernandes.

Os alunos do ensino superior a distância têm acesso às inúmeras leituras (bibliotecas virtuais), postam suas atividades, via internet, no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem/Moodle de cada curso: Letras, Pedagogia, Biologia, Educação Física e Música. Assim, tais atividades são avaliadas em prazos mais curtos, de forma contínua, cumulativa, descritiva, por meio dos computadores.

A produção das atividades escritas pelos alunos autores são postadas online, ambiente que possibilita a interação e o acesso aos saberes dos próprios alunos e acadêmicos, acompanhados dia a dia pelos professores das Universidades, Tutores Presenciais e a Distância.

Por isso, é essencial o atendimento no Laboratório de Informática pelos Acadêmicos e Tutores do Polo UAB, pois permite a renovação e ampliação da oferta educacional (quantitativa/qualitativa) no Município e Estado, respondendo às características geográficas regionais, isto é, permitindo a ampliação das ações da Universidade em locais nos quais o cidadão ainda não tem cursos de formação em andamento (não teve oportunidade de ingresso/permanência a um curso de formação superior pública).


Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç