Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Juventude rural sindical define organização, planejamento e prioridades para 2009


 
Em reunião realizada nos dias 16 e 17/02/2009, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Presidente Médici, a Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Fetagro (CEJTTR), deliberou sobre orientações para ampliar a organização dos jovens dentro dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STTR); aprovou o planejamento e definiu as principais prioridades para a juventude rural em 2009. A reunião contou com a presença dos coordenadores de jovens da maioria dos Sindicatos filiados na Federação do Trabalhadores na Agricultura (Fetagro) e teve coordenação de Fábio Assis de Menezes, coordenador da CEJTTR.

A Comissão aprovou orientação para que os coordenadores ampliem a interação com as diretorias dos Sindicatos; além de encaminhar todas as questões relacionadas à juventude, a coordenação deve participar de todos os assuntos relacionados ao movimento sindical, para fortalecer a organização dos jovens. Assegurar e qualificar a participação no congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), que será realizado entre os dias 10 a 14 de março, em Brasília; além do Congresso Estadual da Fetagro, entre os dias 16 a 19 de junho. Nos congressos a juventude participará dos debates argumentando e defendendo suas idéias.

O planejamento aprovado pela CEJTTR para o ano de 2009 foi o seguinte: reuniões municipais começando em Theobroma no dia 18 de abril; curso de formação estadual; Pronaf jovem e cooperativa Creditag; cartilha da Juventude Rural com ênfase na previdência social a ser  lançada no congresso da Fetagro; seminário com as Escolas de Família Agrícola; reuniões de base; participação da comissão em eventos; implementação do programa jovem saber, educação no campo e participação dos jovens nos festivais regionais.

Entre as prioridades definidas pela Comissão de Juventude estão: a edição de uma cartilha de juventude, cuja revisão de textos será feita por uma comissão formada pelos jovens Tamara, de Novo Horizonte, Dieni, de Alvorada e Fagner, de Ministro Andreazza; criação de novos grupos para o programa Jovem Saber; Saberes da Terra que é um programa do Governo Federal, executado pelo Estado, que irá trabalhar com jovens de 18 a 29 anos do ensino fundamental da 5ª a 8ª serie; mobilizar os jovens para garantir um grande número de inscritos no vestibular do Pro-Campo, que é um projeto que visa formar profissionais para trabalhar na área do campo.

Outras prioridades aprovadas pela CEJTT é o Pronaf-Jovem, para o qual serão realizados seminários e encontros sobre elaboração de projetos e qualificação das demandas; engajamento dos jovens no abaixo-assinado para mudanças na Lei Ambiental; além do Festival Estadual da Juventude, que será realizado em 19 de setembro, em Rolim de Moura, cujo tema será “Juventude e Sucessão Rural” e terá como lema “Mudar a cultura para não sair da agricultura”. O Festival terá inúmeras atividades como: futebol suíço, vôlei, corrida de cem metros, truco, garoto e garota rural, musica, dança e poesia.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Itamar Ferreira, informou que a Central participará e apoiará todas as deliberações e atividades da Comissão Estadual de Juventude da Fetagro.

Fonte: Itamar Ferreira

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)