Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Juventude rural sindical define organização, planejamento e prioridades para 2009


 
Em reunião realizada nos dias 16 e 17/02/2009, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Presidente Médici, a Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Fetagro (CEJTTR), deliberou sobre orientações para ampliar a organização dos jovens dentro dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STTR); aprovou o planejamento e definiu as principais prioridades para a juventude rural em 2009. A reunião contou com a presença dos coordenadores de jovens da maioria dos Sindicatos filiados na Federação do Trabalhadores na Agricultura (Fetagro) e teve coordenação de Fábio Assis de Menezes, coordenador da CEJTTR.

A Comissão aprovou orientação para que os coordenadores ampliem a interação com as diretorias dos Sindicatos; além de encaminhar todas as questões relacionadas à juventude, a coordenação deve participar de todos os assuntos relacionados ao movimento sindical, para fortalecer a organização dos jovens. Assegurar e qualificar a participação no congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), que será realizado entre os dias 10 a 14 de março, em Brasília; além do Congresso Estadual da Fetagro, entre os dias 16 a 19 de junho. Nos congressos a juventude participará dos debates argumentando e defendendo suas idéias.

O planejamento aprovado pela CEJTTR para o ano de 2009 foi o seguinte: reuniões municipais começando em Theobroma no dia 18 de abril; curso de formação estadual; Pronaf jovem e cooperativa Creditag; cartilha da Juventude Rural com ênfase na previdência social a ser  lançada no congresso da Fetagro; seminário com as Escolas de Família Agrícola; reuniões de base; participação da comissão em eventos; implementação do programa jovem saber, educação no campo e participação dos jovens nos festivais regionais.

Entre as prioridades definidas pela Comissão de Juventude estão: a edição de uma cartilha de juventude, cuja revisão de textos será feita por uma comissão formada pelos jovens Tamara, de Novo Horizonte, Dieni, de Alvorada e Fagner, de Ministro Andreazza; criação de novos grupos para o programa Jovem Saber; Saberes da Terra que é um programa do Governo Federal, executado pelo Estado, que irá trabalhar com jovens de 18 a 29 anos do ensino fundamental da 5ª a 8ª serie; mobilizar os jovens para garantir um grande número de inscritos no vestibular do Pro-Campo, que é um projeto que visa formar profissionais para trabalhar na área do campo.

Outras prioridades aprovadas pela CEJTT é o Pronaf-Jovem, para o qual serão realizados seminários e encontros sobre elaboração de projetos e qualificação das demandas; engajamento dos jovens no abaixo-assinado para mudanças na Lei Ambiental; além do Festival Estadual da Juventude, que será realizado em 19 de setembro, em Rolim de Moura, cujo tema será “Juventude e Sucessão Rural” e terá como lema “Mudar a cultura para não sair da agricultura”. O Festival terá inúmeras atividades como: futebol suíço, vôlei, corrida de cem metros, truco, garoto e garota rural, musica, dança e poesia.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Itamar Ferreira, informou que a Central participará e apoiará todas as deliberações e atividades da Comissão Estadual de Juventude da Fetagro.

Fonte: Itamar Ferreira

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Iniciada nos primeiros meses de 2025, uma auditoria interna promovida pela Prefeitura de Porto Velho culminou na deflagração da operação denominada “S

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

O Instituto de Previdência e Assistência Médica dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam) informa que a Operação Sutura, deflagrada pela Políc

Gente de Opinião Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)