Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Justiça Rápida em Candeias bate recorde em agendamentos



Rapidez e eficiência em situações de litígios judiciais. É o que leva as pessoas a aproveitarem a Operação Justiça Rápida Itinerante para agendarem audiências em mais um mutirão de atendimento à população, em Candeias do Jamari, a 20 km da Capital, Porto Velho.

O trabalho de divulgação feito nos dia 3 e 4 de setembro, pela equipe do Tribunal de Justiça, rendeu um agendamento recorde no Município. Serão 307 audiências marcadas para o próximo dia 10 de outubro, data escolhida para a realização da operação, superando os 284 casos tutelados no ano passado.

Entre os casos selecionados estão os que envolvem cobranças de pequenos valores (geralmente até 40 salários mínimos), divórcio (direto e conversão de separação em divórcio), separação judicial consensual, restabelecimento de sociedade conjugal, dissolução de sociedade de fato, alimentos, reconhecimento ou investigação de paternidade (sem exame de DNA e sem estudo psico-social), revisional de alimentos, execução de alimentos, retificação de certidões de nascimento e de casamento, justificação de registro tardio, justificação de união estável, cobrança de aluguéis, possessórias (até 40 SM) e execução de contratos.

Juizes, conciliadores, Defensores Públicos, Promotores de Justiça, além de servidores do Tribunal de Justiça fazem o possível para a resolução dos conflitos durante as audiências. Os acordos são a tônica da Justiça Rápida Itinerante, mas caso a parte regularmente citada não compareça será aplicada a revelia, pena de confissão para quem não demonstra qualquer interesse em sequer comparecer ao ato e tentar conciliar, fazendo com que os fatos alegados sejam presumidos como verdadeiros (condenação sumária).

O Coordenador da Justiça Rápida, Juiz João Luiz Rolim Sampaio, afirmou que a aplicação da revelia tem diminuído os casos de arquivamento por ausência da parte contra a qual é ajuizada a demanda, fazendo com que a credibilidade da Operação e do próprio Judiciário seja mantida.

As audiência serão feitas na Câmara de Vereadores do município de Candeias do Jamari, na avenida Presidente Tancredo Neves, a partir das 8 horas, com previsão de de encerramento dos trabalhos às 18h.

Fonte: AScom/TJRO

Gente de OpiniãoDomingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho

Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho

Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho

Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr

Gente de Opinião Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)