Porto Velho (RO) terça-feira, 25 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Judiciário rondoniense fiscaliza infância e juventude na região de Ariquemes



Além da fiscalização, também é repassada orientação para comerciantes, crianças e adolescentes

Uma oficina de disseminação sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, palestras e fiscalização rigorosa são parte das ações desempenhadas durante a semana pelo Comissariado da Infância e Juventude da comarca de Ariquemes. Além de explicar as garantias do ECA para alunos e professores da Escola Eva dos Santos de Oliveira, no setor 1 da cidade, os servidores do Poder Judiciário foram até o município de Cujubim para fiscalizar as lan houses e bares da cidade, na tentativa de coibir a utilização dos computadores para acesso de conteúdo impróprio para crianças e adolescentes e a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

Segundo a chefe do serviço de Comissariado de Ariquemes, Eliane de Carmo, durante a oficina, realizada na última segunda-feira (8), os servidores da escola tiveram a oportunidade de expor a visão que têm da lei e as dificuldades que encontram para trabalhar com crianças e adolescentes nessa perspectiva de direitos. A oficina contou com a participação de 28 servidores entre professores, orientadores educacionais, supervisores, coordenação pedagógica e diretores da escola, que atende a 560 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, nos turnos matutino e vespertino.
 


Fiscalização

Na quarta-feira, no município de Cujubim, que faz parte da comarca de Ariquemes, com o apoio do Conselho Tutelar, todas as lan house foram fiscalizadas e, onde os proprietários alegaram dificuldade na instalação do programa para bloqueio de conteúdo impróprio, os próprios servidores da Justiça orientaram a instalação.

À noite, os alunos da Escola Antônio Francisco Lisboa assistiram a uma palestra, ministrada pelos comissários, sobre as normas contidas no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Portaria 001/2009 da comarca de Ariquemes.

Na sequência das palestras, os bares da pequena cidade também foram fiscalizados, oportunidade em que foram repassadas orientações sobre a proibição de venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes, assim como a permanência deles nesses locais. O descumprimento das normas apresentadas pelos comissários pode resultar na aplicação de multa cujo valor mínimo é de três salários mínimos, algo em torno de 1.500 reais.

Fonte: Ascom TJRO
 

Mais Sobre Municípios

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

A Prefeitura de Vilhena iniciou na manhã desta sexta-feira, 21, o pagamento da bonificação extraordinária no valor do salário base de cada categoria

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Buscando atender a alta demanda por testes e atendimentos para covid-19, o município vai destinar, a partir da próxima segunda-feira (24), nove unidad

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, dará início nesta terça-feira, 18/01, a campanha de vacinação infantil