Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Judiciário prepara Semana de Conciliação


A Conciliação resolve tudo em um único ato, sem necessidade de produção de provas. Também é barata porque as partes evitam gastos com documentos e vários deslocamentos aos fóruns. Por isso, a comarca de Colorado do Oeste prepara a realização da Semana de Conciliação na cidade sede e no município vizinho de Cabixi.

A triagem, ou seja, a seleção dos casos que podem ser resolvidos nessa ação será na Câmara Municipal de Cabixi, na rua Bororos, 3234, das 8h às 18h do dia 10 de outubro. Caso a situação levada à equipe do Judiciário se enquadre na área de competência da Operação Justiça Rápida (Juizados especiais), o cidadão terá audiência designada para o dia 27 de outubro, no mesmo local.

Já em Colorado, o atendimento para triagem será de 15 a 19 de outubro, no fórum local, na rua Humaitá, 3879. As audiências serão marcadas para o dia 10 de novembro, também na sede do Judiciário na cidade. Todo o atendimento é gratuito. De acordo com o juiz Cristiano Gomes Mazzini, que coordena o trabalho itinerante da Justiça nas duas localidades, além dele, oficial de Justiça, assessores, técnicos judiciários, conciliadores e outros servidores estarão mobilizados para realizar o atendimento à população. Ministério Público e Defensoria são parceiros da ação.

A mobilização nacional pelo fim dos conflitos por meio de acordos, em Rondônia, tem a coordenação da Corregedoria-Geral da Justiça, que orientou magistrados a realizarem ações na sede das comarcas e nas cidades que as compõem, como nesse caso de Colorado e Cabixi. Para o Judiciário, a conciliação é eficaz porque as próprias partes chegam à solução dos seus conflitos.

O Conselho Nacional de Justiça alerta os beneficiários do acordo: nas ações judiciais há sempre a possibilidade de se perder "tudo" se houver uma sentença desfavorável. Já por meio da Conciliação não existem "vencidos", pois o resultado final beneficia ambas as partes.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE A CONCILIAÇÃO

 

Cabixi

Serviço: Triagem para a Operação Justiça Rápida

Local: Câmara Municipal de Cabixi, rua Bororos

Quando: 10 de outubro de 2012.

O que levar: documentos pessoais, comprovante de residência e outros que ajudem a comprovar o direito reclamado.

As audiências serão no dia 27 de outubro de 2012.

 

Colorado do Oeste

Serviço: Triagem para a Operação Justiça Rápida

Local: Fórum Juiz Joel Quaresma de Moura, rua Humaitá

Quando: 10 de outubro de 2012.

O que levar: documentos pessoais, comprovante de residência e outros que ajudem a comprovar o direito reclamado.

As audiências serão no dia 27 de outubro de 2012.

Fonte: TJRO

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história

O espírito natalino vai tomar conta de Porto Velho a partir do dia 21 de novembro, com o início do Natal no Parque da Cidade. A edição deste ano prome

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade

A magia do Natal vai ganhar um toque especial neste ano em Porto Velho com a instalação de uma pista de patinação de gelo, que promete encantar cria

Prefeitura de Porto Velho reforça frota do transporte público para atender os usuários no Dia de Finados

Prefeitura de Porto Velho reforça frota do transporte público para atender os usuários no Dia de Finados

A Prefeitura de Porto Velho informa que haverá reforço do transporte coletivo neste domingo (2), Dia de Finados, com objetivo de facilitar o acesso

Antigo ponto de alagação vai se transformar em espaço de convívio social

Antigo ponto de alagação vai se transformar em espaço de convívio social

Desenvolvendo um importante trabalho de melhoria na infraestrutura do perímetro urbano da capital rondoniense, a Prefeitura de Porto Velho está conclu

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)