Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Jornais e documentos do acervo da Biblioteca Francisco Meirelles serão digitalizados

Digitalização do acervo deve auxiliar na preservação da história de Porto Velho


Jornais e documentos do acervo da Biblioteca Francisco Meirelles serão digitalizados - Gente de Opinião

Preservar e universalizar a história de Porto Velho através da memória jornalística da cidade: esse é o principal objetivo do projeto de digitalização do acervo jornalístico da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles que deve iniciar nas próximas semanas, após a aquisição de uma máquina scanner interplanetária de última geração.

Responsável e idealizador do projeto, o diretor da biblioteca, Carlos Augusto da Silva explica que o processo de digitalização é longo, mas é essencial para preservar as várias edições de jornais locais que foram recolhidos ao longo do tempo, desde a década de 1970.

Os jornais estão sendo arquivados desde a década de 1970Os jornais estão sendo arquivados desde a década de 1970"A aquisição vai nos ajudar a digitalizar o acervo de jornais, tendo em vista que muitas redações fecharam as portas e o que ficou é patrimônio histórico da cidade e de Rondônia. Essa máquina vai possibilitar preservar esse material através da digitalização para fazer um arquivo permanente e posteriormente disponibilizar para o nosso usuário", explicou Carlos.

O scanner é um equipamento de captura, utilizado para digitalizar documentos, transformando o papel em imagem digital, que deve ser disponibilizado em arquivos de formato PDF, através das plataformas da Biblioteca Municipal.

"A princípio, esse material necessita passar por um tratamento, através de uma pesquisa, página por página, para ver se as edições estão completas, tendo em vista que esses jornais são fruto de doações e podem estar com algumas páginas faltando ou fora de ordem. Dependendo da circunstância, acredito que vamos conseguir concluir este trabalho em dois ou três anos. Caso a gente não tivesse esse tipo de atitude agora, esse acervo poderia se perder com o passar dos anos", explicou o diretor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)