Segunda-feira, 28 de março de 2011 - 13h19
O Diretor da AMEC – Autarquia Municipal de Esportes em Cacoal veio até a Secretaria dos Esportes, Cultura e Lazer para discutir parcerias para a realização da 5ª Edição dos Jogos indígenas de Cacoal.
De acordo com Romeu Rodrigues, diretor da AMEC, Cacoal e seu entorno abrigam em média 20 aldeias entre as etnias suruí, cinta larga e apurinã.
Os jogos já acontecem há quatro anos, até o ano passado eram realizados na cidade, mas este ano, para garantir a identidade histórica e cultural do evento, a AMEC decidiu realizar a competição na Aldeia Gamyr, que fica na linha 14 e apresenta uma boa estrutura para receber os atletas indígenas.
O diretor da AMEC explicou que essa aldeia é habitada pelos suruí, um povo muito receptivo o que facilitará os trabalhos. “Eles são tão dóceis que no ano passado não tivemos nenhum cartão amarelo durante o campeonato”, brincou Rodrigues.
O secretário da SecelL, Francisco Leilson “Chicão”, garantiu o apoio do governo ao evento e destacou a importância do trabalho realizado pela equipe de Cacoal “Esses jogos são um trabalho de resgate da identidade cultural do nosso povo. Ações como esta garantem que a história do Estado se mantenha viva”, afirmou Chicão.
As competições vão acontecer nos dias 15 e 16 de abril, durante as comemorações da semana dos povos indígenas, e serão realizadas pela Prefeitura de Cacoal através da Fundação Cultural e da AMEC em parcerias com outras entidades. Entre as modalidades disputadas estão o atletismo, cabo de guerra, prova do fogo, arco e flecha, futebol e vôlei.
Rodrigues aproveitou a visita para pedir orientações sobre o Conselho Municipal de Esportes, “Queremos fazer a instalação do nosso Conselho para garantir recursos e incluir Cacoal nas políticas públicas do esporte tanto a nível estadual quanto nacional” concluiu o diretor.
Fonte: Decom
Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos
Porto Velho aparece no centro do debate nacional sobre gestão pública após os resultados preliminares da maior avaliação independente de serviços pú

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho
Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L
Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)