Porto Velho (RO) quinta-feira, 21 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Jogos Indígenas de Cacoal resgatam identidade cultural



O Diretor da AMEC – Autarquia Municipal de Esportes em Cacoal veio até a Secretaria dos Esportes, Cultura e Lazer para discutir parcerias para a realização da 5ª Edição dos Jogos indígenas de Cacoal.

De acordo com Romeu Rodrigues, diretor da AMEC, Cacoal e seu entorno abrigam em média 20 aldeias entre as etnias suruí, cinta larga e apurinã.

Os jogos já acontecem há quatro anos, até o ano passado eram realizados na cidade, mas este ano, para garantir a identidade histórica e cultural do evento, a AMEC decidiu realizar a competição na Aldeia Gamyr, que fica na linha 14 e apresenta uma boa estrutura para receber os atletas indígenas.

O diretor da AMEC explicou que essa aldeia é habitada pelos suruí, um povo muito receptivo o que facilitará os trabalhos. “Eles são tão dóceis que no ano passado não tivemos nenhum cartão amarelo durante o campeonato”, brincou Rodrigues.

O secretário da SecelL, Francisco Leilson “Chicão”, garantiu o apoio do governo ao evento e destacou a importância do trabalho realizado pela equipe de Cacoal “Esses jogos são um trabalho de resgate da identidade cultural do nosso povo. Ações como esta garantem que a história do Estado se mantenha viva”, afirmou Chicão.

As competições vão acontecer nos dias 15 e 16 de abril, durante as comemorações da semana dos povos indígenas, e serão realizadas pela Prefeitura de Cacoal através da Fundação Cultural e da AMEC em parcerias com outras entidades. Entre as modalidades disputadas estão o atletismo, cabo de guerra, prova do fogo, arco e flecha, futebol e vôlei.

Rodrigues aproveitou a visita para pedir orientações sobre o Conselho Municipal de Esportes, “Queremos fazer a instalação do nosso Conselho para garantir recursos e incluir Cacoal nas políticas públicas do esporte tanto a nível estadual quanto nacional” concluiu o diretor.

Fonte: Decom
 

Mais Sobre Municípios

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Visando por fim na antiga prefeitura no Centro de Cacoal, a atual administração está alterando a finalidade do Complexo Beiro Rio e levará, até o fi

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

O avanço na aplicação das vacinas, a redução do número de internações e de novos casos da covid-19, fizeram com que Porto Velho avançasse da Fase Amar

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (Republicanos) flagrou o que pode ser um polêmico caso de desperdício de dinheiro público pela Prefeitura de Porto Velho: