Porto Velho (RO) domingo, 20 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Jogos Indígenas de Cacoal resgatam identidade cultural



O Diretor da AMEC – Autarquia Municipal de Esportes em Cacoal veio até a Secretaria dos Esportes, Cultura e Lazer para discutir parcerias para a realização da 5ª Edição dos Jogos indígenas de Cacoal.

De acordo com Romeu Rodrigues, diretor da AMEC, Cacoal e seu entorno abrigam em média 20 aldeias entre as etnias suruí, cinta larga e apurinã.

Os jogos já acontecem há quatro anos, até o ano passado eram realizados na cidade, mas este ano, para garantir a identidade histórica e cultural do evento, a AMEC decidiu realizar a competição na Aldeia Gamyr, que fica na linha 14 e apresenta uma boa estrutura para receber os atletas indígenas.

O diretor da AMEC explicou que essa aldeia é habitada pelos suruí, um povo muito receptivo o que facilitará os trabalhos. “Eles são tão dóceis que no ano passado não tivemos nenhum cartão amarelo durante o campeonato”, brincou Rodrigues.

O secretário da SecelL, Francisco Leilson “Chicão”, garantiu o apoio do governo ao evento e destacou a importância do trabalho realizado pela equipe de Cacoal “Esses jogos são um trabalho de resgate da identidade cultural do nosso povo. Ações como esta garantem que a história do Estado se mantenha viva”, afirmou Chicão.

As competições vão acontecer nos dias 15 e 16 de abril, durante as comemorações da semana dos povos indígenas, e serão realizadas pela Prefeitura de Cacoal através da Fundação Cultural e da AMEC em parcerias com outras entidades. Entre as modalidades disputadas estão o atletismo, cabo de guerra, prova do fogo, arco e flecha, futebol e vôlei.

Rodrigues aproveitou a visita para pedir orientações sobre o Conselho Municipal de Esportes, “Queremos fazer a instalação do nosso Conselho para garantir recursos e incluir Cacoal nas políticas públicas do esporte tanto a nível estadual quanto nacional” concluiu o diretor.

Fonte: Decom
 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce