Segunda-feira, 28 de março de 2011 - 13h19
O Diretor da AMEC – Autarquia Municipal de Esportes em Cacoal veio até a Secretaria dos Esportes, Cultura e Lazer para discutir parcerias para a realização da 5ª Edição dos Jogos indígenas de Cacoal.
De acordo com Romeu Rodrigues, diretor da AMEC, Cacoal e seu entorno abrigam em média 20 aldeias entre as etnias suruí, cinta larga e apurinã.
Os jogos já acontecem há quatro anos, até o ano passado eram realizados na cidade, mas este ano, para garantir a identidade histórica e cultural do evento, a AMEC decidiu realizar a competição na Aldeia Gamyr, que fica na linha 14 e apresenta uma boa estrutura para receber os atletas indígenas.
O diretor da AMEC explicou que essa aldeia é habitada pelos suruí, um povo muito receptivo o que facilitará os trabalhos. “Eles são tão dóceis que no ano passado não tivemos nenhum cartão amarelo durante o campeonato”, brincou Rodrigues.
O secretário da SecelL, Francisco Leilson “Chicão”, garantiu o apoio do governo ao evento e destacou a importância do trabalho realizado pela equipe de Cacoal “Esses jogos são um trabalho de resgate da identidade cultural do nosso povo. Ações como esta garantem que a história do Estado se mantenha viva”, afirmou Chicão.
As competições vão acontecer nos dias 15 e 16 de abril, durante as comemorações da semana dos povos indígenas, e serão realizadas pela Prefeitura de Cacoal através da Fundação Cultural e da AMEC em parcerias com outras entidades. Entre as modalidades disputadas estão o atletismo, cabo de guerra, prova do fogo, arco e flecha, futebol e vôlei.
Rodrigues aproveitou a visita para pedir orientações sobre o Conselho Municipal de Esportes, “Queremos fazer a instalação do nosso Conselho para garantir recursos e incluir Cacoal nas políticas públicas do esporte tanto a nível estadual quanto nacional” concluiu o diretor.
Fonte: Decom
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho disponibilizará no dia 31 de dezembro, a partir das 18h, linhas de ônibus sem a cobrança de passagem, com rotas normais. P

Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Porto Velho reforça a orientação sobre o uso responsável de fogos de artifício. Nesse período,

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas
A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)