Porto Velho (RO) segunda-feira, 21 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

João Cahulla lança o Promec em Novo Horizonte


Devido a reunião do governador Ivo Cassol com o presidente Lula em Brasília, para acertar os detalhes dos investimentos do PAC no estado, o vice-governador João Cahulla esteve na manhã desta sexta-feira na linha 152 Norte, em Novo Horizonte, para o lançamento do Promec – Programa de Mecanização Agrícola, no município. O programa é executado pela Emater/Rondônia através de convênios celebrados com o Governo do Estado com todos os 52 municípios através da Secretaria da Agricultura. Desde 2003 até o momento o programa já beneficiou mais de 32.000 pequenos agricultores com mais de 158.000 horas/máquina de tratores esteira que fazem serviços de destoca, carreadores, açudes e outros nas propriedades previamente cadastradas pelas associações rurais.
Os deputados estaduais Miguel Sena e Luís Cláudio estavam presentes na solenidade, e destacaram o apoio que a Assembléia tem dado ao governo do estado, principalmente aprovando a liberação de recursos aos projetos que beneficiam os agricultores, como o Promec, que vai atender os pequenos agricultores em todos os 52 municípios do estado, e a liberação de recursos às associações rurais para a compra de tanques de resfriamento de leite.
Além dos deputados, o prefeito de Novo Horizonte, Varlei Gonçalves, em seu discurso fez um balanço das melhorias que a prefeitura tem feito no município com os recursos provenientes do governo do estado e das emendas já liberadas, em especial os recursos repassados pelo FITHA – Fundo de Infra-Estrutura, Transporte e Habitação, que proporcionaram uma significativa melhoria das estradas rurais, além do Promec, que vai atender cerca de 300 pequenos produtores rurais em Novo Horizonte e a liberação de recursos para o transporte escolar, afim de atender todos os alunos do município.
Em seu discurso, Cahulla destacou a importância do incentivo do Governo do Estado à agricultura: “além do Promec, temos o Projeto Semear, que distribui sementes selecionadas de arroz, feijão e milho na época certa e o Projeto Inseminar que distribui sêmen para melhorar e aumentar a produção de leite, aumentar a renda do homem do campo”, disse. Ao finalizar, Cahulla fez um apelo aos agricultores, presente em grande número, para que cuidem dos cafezais, uma vez que o café está com excelente preço no mercado, além de diversificar a produção da propriedade.
Após a solenidade foi feito o sorteio da ordem de entrada dos tratores nas linhas, sendo sorteada a linha 140 Sul a primeira a ser atendida. O vice-governador João Cahulla confirmou presença na Expoagro, a exposição de Rolim de Moura na noite desta sexta-feira, acompanhando o governador Ivo Cassol durante a visita.
Fonte: Decom

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce