Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ji-Paraná terá semana de acolhimento para estrangeiros


Ji-Paraná terá semana de acolhimento para estrangeiros - Gente de Opinião

A Semana de Acolhimento para estrangeiros será realizada entre os dias 13 e 21 de Janeiro, no horário das 15:00 horas às 21:00 horas, na igreja São Sebastião, no bairro Jardim dos Migrantes. A semana é uma ação do Comitê, criado em Ji-Paraná, visando o acolhimento de estrangeiros que estão na cidade em situação de vulnerabilidade social.

Este comitê está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) com a participação de lideranças religiosas, assistentes sociais, entidade filantrópicas e assistenciais, e representantes do Poder Legislativo e Executivo Municipal, com o  objetivo de garantir assistência emergencial para acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade decorrente de fluxo imigratório, uma vez que nos últimos meses, a cidade de Ji-Paraná passou a receber uma grande quantidade de venezuelanos.

Na tarde de ontem (08), foi realizado a primeira reunião do comitê, onde ficou definido a criação de uma semana para cadastrar essas pessoas que estão em Ji-Paraná, e a partir desses dados iniciais, elaborar estratégias e ações voltadas a oferecer melhores condições de sobrevivências dessas pessoas no município.

A coordenadora de Assistência Social da Semas, Lidiane Tanazildo, ressaltou que hoje algumas dessas pessoas estão sendo ajudadas pelas as igrejas, entretanto, muitas outras não. “A intenção com a criação deste comitê é unir esforços para acolher o maior número de pessoas da melhor forma possível”, ressaltou Lídiane.

Marcos Gross, representante da Diocese de Ji-Paraná, Pastoral dos Migrantes e dos Leigos Missionários Scalabrinos, ressaltou que é necessário o envolvimento de todos para se desenvolver ações e medidas prioritárias visando oferecer e ampliar a proteção a essas pessoas.

Marcos Gross enalteceu ainda que é um momento de mobilização de todas as entidades voltadas ao bem social para promover a acolhida a essas pessoas. “Estamos recebendo em nosso município famílias inteiras e, por isso, a importância de iniciarmos um trabalho de com apoio do Poder Público para oferecer condições dignas de sobrevivência a todos àqueles que necessitarem”, concluiu. 


Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)