Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ji-Paraná terá nova unidade SESI e SENAI



A inauguração do Centro Integrado de Atividades do Trabalhador (CIAT) SESI e SENAI – Ji-Paraná acontece nesta sexta-feira, 03, às 10h, no município de Ji-Paraná. O evento vai contar com a presença do presidente do Sistema FIERO, Denis Baú, do superintendente do SESI/RO, Celso Zanelatto, do diretor regional do SENAI/RO, Vivaldo Matos Filho, autoridades locais, colaboradores e convidados.

No CIAT, serão desenvolvidas as atividades nas seguintes áreas: Educação de Jovens e Adultos -EJA - (alfabetização, ensino fundamental e médio); Saúde (saúde e segurança do trabalhador, atendimento clínico); treinamento e capacitação empresarial; Núcleo de Inovação e Empreendedorismo; estágios e Banco de Talentos; Programa de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (PQF) e o local ainda terá um Centro de Convenções. Laboratórios de Informática (hardware e software); eletroeletrônica (predial e industrial analógica e digital); alimentos (pedagógico e plantas; piloto - leite e carnes/embutidos); sala de audiometria, laboratório de panificação, de solos e concretos, além de ambientes pedagógicos para recebimento de unidades móveis.

O presidente Denis Baú ressalta que a obra é de fundamental importância para a macrorregião de Ji-Paraná. “O município atualmente congrega 600 mil pessoas, representa forte pólo industrial do estado, com empresas que são referência no treinamento e qualificação da mão de obra local”, disse.

Segundo Baú, o investimento total da obra foi de aproximadamente R$ 5 milhões, dividido em duas etapas. O terreno, com mais de três hectares, foi doado pela prefeitura municipal. O complexo educacional terá área urbanizada de 27 mil m² e a área construída de aproximadamente 5.000 m².

O diretor regional do SENAI/RO lembra que, com a implantação do CIAT SESI e SENAI Ji-Paraná, o município poderá estender e ampliar as oportunidades de qualificação profissional para os funcionários das empresas da região e também à comunidade local.

Já o superintendente do SESI-RO, Celso Zanelatto, frisou que para a Educação de Jovens e Adultos, a escola terá duas salas de aula e para outros serviços como Saúde e Segurança no Trabalho (SST, Engenharia e Segurança no Trabalho, Saúde Ocupacional e Odontologia), haverá à disposição um consultório médico e duas cadeiras odontológicas. Ainda de acordo com Zanelatto, duas Unidades Móveis (Odontologia e Oftalmologia) farão os atendimentos médicos dentro das empresas e, quanto ao Lazer Ativo, o CIAT vai oferecer o Programa Atleta do Futuro e Ginástica Laboral.

Fonte: Comunica
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

A Prefeitura de Porto Velho disponibilizará no dia 31 de dezembro, a partir das 18h, linhas de ônibus sem a cobrança de passagem, com rotas normais. P

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Porto Velho reforça a orientação sobre o uso responsável de fogos de artifício. Nesse período,

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)