Quarta-feira, 1 de julho de 2009 - 13h40
Segundo dados do DETRAN, mais de 11 mil veículos apresentam irregularidades com os documentos em Ji-Paraná
Estimativas do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) indicam que 11.354 mil condutores de Ji-Paraná podem ter o carro apreendido se forem parados em blitzes ou quando se envolverem em acidentes. Todos têm pendências com impostos, como o licenciamento, Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), seguro obrigatório ou multas. De acordo com o chefe da 3ª CIRETRAN, Antônio Pires, dos 52 mil veículos cadastrados no Município, 23% tem pendências.
Em todo o Estado, este índice é um pouco maior. 24.68% (111.685) da frota, que é de 452.484 estão com impostos atrasados. Ji-Paraná está no 23º lugar no ranking do Estado. O município com maior número de inadimplência é Cujubim, com 40,40% da frota irregular.
O crescimento constante da frota de veículos no Estado, somente em Ji-Paraná, são cerca de 450 novos veículos em circulação por mês, é algo que favorece a inadimplência, em conseqüência da facilidade de compra de veículos. No mês de março deste ano, foram vendidos 316 motos e 211 carros.
Com a queda da arrecadação, o prejuízo é do Município e do Estado. A arrecadação do IPVA é dividida entre Estado e Município e cada um fica responsável pela conservação das vias e estradas. Pires informou que, no último mês de abril, o DETRAN repassou ao município, aproximadamente R$ 600 mil.
O chefe da CIRETRAN explicou que os impostos atrasados podem ser parcelados em até dez vezes, desde que o valor das parcelas não seja menor que R$ 50. Os valores atrasados são acrescidos de multas e juros. "As taxas do DETRAN podem ser parceladas com exceção do Seguro Obrigatório, que é uma taxa federal", esclareceu o diretor.
Ele ainda comentou que a nova lei 2090/09, sancionada pelo Governador Ivo Cassol, no último dia 17, que acaba com a cobrança da taxa diária de permanência de veículos em pátios do DETRAN é uma oportunidade para que os proprietários que tem veículos apreendidos retirem dos pátios das CIRETRANS. "Para obtenção do benefício, o proprietário deverá fazer o pedido de isenção até o próximo dia 17 de agosto", finalizou o chefe da CIRETRAN.
Fonte: ascom
Terça-feira, 6 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA
Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento
A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho
A Creche Noturna, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, tem promovido mudanças significativas na rotina de mães que trabalham ou estudam no período

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz
O brilho nos olhos das crianças, os sorrisos e os abraços marcaram a passagem de milhares de famílias pela Casa do Papai Noel durante o Natal Porto Ve
Terça-feira, 6 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)