Quarta-feira, 1 de julho de 2009 - 13h40
Segundo dados do DETRAN, mais de 11 mil veículos apresentam irregularidades com os documentos em Ji-Paraná
Estimativas do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) indicam que 11.354 mil condutores de Ji-Paraná podem ter o carro apreendido se forem parados em blitzes ou quando se envolverem em acidentes. Todos têm pendências com impostos, como o licenciamento, Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), seguro obrigatório ou multas. De acordo com o chefe da 3ª CIRETRAN, Antônio Pires, dos 52 mil veículos cadastrados no Município, 23% tem pendências.
Em todo o Estado, este índice é um pouco maior. 24.68% (111.685) da frota, que é de 452.484 estão com impostos atrasados. Ji-Paraná está no 23º lugar no ranking do Estado. O município com maior número de inadimplência é Cujubim, com 40,40% da frota irregular.
O crescimento constante da frota de veículos no Estado, somente em Ji-Paraná, são cerca de 450 novos veículos em circulação por mês, é algo que favorece a inadimplência, em conseqüência da facilidade de compra de veículos. No mês de março deste ano, foram vendidos 316 motos e 211 carros.
Com a queda da arrecadação, o prejuízo é do Município e do Estado. A arrecadação do IPVA é dividida entre Estado e Município e cada um fica responsável pela conservação das vias e estradas. Pires informou que, no último mês de abril, o DETRAN repassou ao município, aproximadamente R$ 600 mil.
O chefe da CIRETRAN explicou que os impostos atrasados podem ser parcelados em até dez vezes, desde que o valor das parcelas não seja menor que R$ 50. Os valores atrasados são acrescidos de multas e juros. "As taxas do DETRAN podem ser parceladas com exceção do Seguro Obrigatório, que é uma taxa federal", esclareceu o diretor.
Ele ainda comentou que a nova lei 2090/09, sancionada pelo Governador Ivo Cassol, no último dia 17, que acaba com a cobrança da taxa diária de permanência de veículos em pátios do DETRAN é uma oportunidade para que os proprietários que tem veículos apreendidos retirem dos pátios das CIRETRANS. "Para obtenção do benefício, o proprietário deverá fazer o pedido de isenção até o próximo dia 17 de agosto", finalizou o chefe da CIRETRAN.
Fonte: ascom
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil
Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal
A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade
As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)