Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ji-Paraná sedia entrega de 28 bibliotecas Arca das Letras para Rondônia



Na próxima segunda-feira (24/11), o Programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), vai realizar a entrega de estantes e acervo bibliográfico para formação de 28 bibliotecas rurais que serão distribuídas pelo interior de Rondônia.

Até agora, o estado contava apenas com uma biblioteca Arca das Letras, instalada em 2006 no município de Nova Mamoré. Com este lote de bibliotecas, passam a ser beneficiados outros 12 municípios: Governador Jorge Teixeira, Jaru, Ji-Paraná, Mirante da Serra, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari e Vale do Paraíso.

A solenidade de entrega acontece na secretaria municipal de educação de Ji-Paraná, a partir das 9h, e conta com a participação do colegiado do Território Central da Cidadania (região central do estado), prefeitos e secretários de educação dos 12 municípios abrangidos pela ação, sindicatos, movimentos sociais e representantes da Emater.

A programação conta, ainda, com a capacitação dos agentes de leitura, moradores indicados pelas comunidades atendidas para serem responsáveis pelas arcas. "Para cada arca serão dois agentes. A estes cabe o papel de acompanhar e dinamizar ações educativas e culturais que envolvam as comunidades rurais através da leitura e do acesso aos livros", explica Valdirene Oliveira, coordenadora estadual do programa.

Até o final deste ano, Rondônia ainda receberá outras 22 arcas, que serão implantadas em municípios de outras regiões do estado, como Buritis, Rolim de Moura e comunidades quilombolas de São Francisco do Guaporé e Costa Marques.

 

P r o g r a m a ç ã o

Data: 24 de novembro de 2008 – segunda-feira

Horário:

9h – Solenidade de entrega das bibliotecas rurais Arca das Letras e diplomação dos agentes de leitura de municípios do Território Central

10h30 – Capacitação dos agentes de leitura das comunidades rurais

Local: Secretaria Municipal de Educação - Rua Almirante Barroso, 1853 - Bairro Casa Preta, Ji-Paraná.

Fonte: INCRA/Vanessa Ibrahim

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Iniciada nos primeiros meses de 2025, uma auditoria interna promovida pela Prefeitura de Porto Velho culminou na deflagração da operação denominada “S

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

O Instituto de Previdência e Assistência Médica dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam) informa que a Operação Sutura, deflagrada pela Políc

Gente de Opinião Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)