Porto Velho (RO) domingo, 20 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

JI-PARANÁ: Reconhecimento por trabalho social



Em reconhecimento a grande contribuição e ao trabalho realizado em conjunto com o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Ji-Paraná (GAPC), Milton Crevelaro (JiCred) e Gilberto Borgio (CentralCred) foram homenageados na noite da última terça-feira, em evento realizado na Churrascaria Polly, em Ji-Paraná. O GAPC realizou na ocasião um Culto em Ação de Graças pelos dois anos de existência do grupo e presenteou colaboradores com uma placa. 

Milton Crevelaro aproveitou a ocasião para fazer um chamado à sociedade ji-parananaense, solicitando que contribuam em maior proporção com o trabalho voluntário realizado pelo GAPC. “A JiCred está engajada nessa causa desde o início. Precisamos dar as mãos e agregar mais forças, é imprescindível a participação de todos. É uma causa muito nobre que necessita do apoio incondicional da sociedade”, afirmou, lembrando que a JiCred desenvolve diversos trabalhos na área social através da Fundação JiCred. 

O evento, que reuniu diversas autoridades e empresários do município, foi abrilhantado pela apresentação dos “Amigos da Orquestra”, grupo idealizado por Solange Gurgacz e formado por jovens carentes de escolas públicas de Ji-Paraná, que também recebe apoio da JiCred. Gilberto Borgio aproveitou a ocasião para reafirmar o compromisso da CentralCred, através da JiCred, ao GAPC. “Agradecemos a homenagem e salientamos que a JiCred tem apoiado sempre os mais necessitados, da melhor forma possível, e assim continuará sendo. Conhecemos diversas pessoas que foram atendidas, e muito bem atendidas, pelo GAPC, que realiza um trabalho sério e competente. Só que, para que esse trabalho continue sendo bem realizado necessita da mobilização da sociedade”, afirmou.

Um pouco do GAPC

O GAPC, que foi fundado em 10 de novembro de 2007, é composto por um grupo de voluntários que desenvolvem um importante trabalho social na área da saúde de Ji-Paraná e região, tanto na prevenção quanto no combate ao câncer. Com tão pouco tempo de existência o Grupo já se tornou referência no Estado de Rondônia, sempre buscando o melhor atendimento à comunidade. Desde a sua criação o GAPC vem realizando campanhas e mobilizações para conscientizar o público sobre a necessidade da realização de exames preventivos. Um grande instrumento para tanto tem sido a vinda da Carreta Oncológica, que há dois anos consecutivos realiza em Ji-Paraná exames preventivos de câncer de pele, próstata e colo de útero, um total de 300 atendimentos. No último mês de outubro também foi realizada a Campanha do Câncer de Mama, quando foram oferecidas 50 mamografias para mulheres carentes do município. Só no último ano o GAPC encaminhou 129 pessoas para tratamento no Hospital do Câncer de Barretos- Fundação Pio XII- instituição de referência nacional no tratamento desta doença. Neste ano já foram enviadas 92 pessoas para Barretos, o hospital oferece tratamento totalmente gratuito. O grupo também acompanha de perto cada paciente com o câncer, que além de viabilizar tratamento adequado, procura acompanha-los de perto, levando palavras de conforto e carinho, para fortalecer as famílias tão fragilizadas neste momento difícil que é o da luta contra a doença. 

Para amenizar o sofrimento dessas famílias, a presidente do GAPC anunciou que agora o grupo dispõe de uma casa de apoio em Barretos para receber os doentes e seus acompanhantes. “Estamos muito felizes com mais essa conquista e pretendemos disponibilizar esse local para receber esses pacientes já a partir do próximo mês. A casa já foi alugada, está sendo pintada e preparada para abrigar, da melhor forma possível, essas pessoas. Os nossos grandes parceiros nessa conquista são a Prefeitura de Ji-Paraná, na pessoa do prefeito Bianco, que disponibilizará os recursos para manutenção da casa, e também os vereadores, que aprovaram esse projeto. Muito obrigado”, concluiu. 

Fonte: Adriana Albuquerque

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce