Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Ji-Paraná recebe o projeto 'Corte de Contas' do TCE


 

Dentro da programação do curso sobre operacionalização e aperfeiçoamento do Fundeb, encerrado nesta terça-feira (19), em Ji-Paraná, o Tribunal de Contas (TCE-RO) desenvolve paralelamente o projeto “Corte de Contas Cidadã” em escolas públicas do pólo de Ji-Paraná.

A ação, que visa levar às escolas e às instituições de ensino superior do Estado informações sobre as atividades, atribuições e atuação do Tribunal, foi apresentada ontem (18) para os alunos do ensino médio da Escola Júlio Guerra, que fica no bairro Vila Jotão, em Ji-Paraná.

Realizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP)/Escola de Contas, o projeto levou aos alunos da escola explicações sobre o TCE, além de reforçar a ideia do exercício da cidadania e do controle social.

O responsável pela palestra foi o assessor da Escola de Contas, Cláudio Uchoa, que procurou conscientizar os estudantes sobre a importância da participação da comunidade na fiscalização dos gastos públicos.

De acordo com o diretor da Escola de Contas, auditor Davi Dantas, o projeto também busca aproximar o Tribunal de Contas dos jovens e mostrar o quanto o trabalho da instituição - como fiscal da execução dos orçamentos públicos do Estado e dos 52 municípios rondonienses - tem reflexos diretos no cotidiano das pessoas, de suas famílias e no bem estar de toda sociedade.

Responsável por recepcionar a equipe do TCE, a supervisora da Escola Júlio Guerra, Huilde Cantão Pessoa, elogiou a iniciativa do órgão em despertar nas novas gerações a conscientização sobre a importância de sua participação no processo de controle da gestão pública. “Precisamos de mais ações desse tipo para fazermos o cidadão de amanhã”, disse.

Fonte: Ascom

 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce