Quinta-feira, 4 de novembro de 2010 - 14h51
O Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) realizou na terça-feira (02), às 19:30 horas a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Especiais de Rondônia (JOEER). Os jogos serão realizados na cidade de Ji-Paraná até o dia 06 de novembro.
Compondo a mesa de autoridades estive presente a Coordenadora da CEC, professor Márcia Cassol; a representante de ensino, professora Syneide Grhal Muller, que na ocasião representou a secretária de estado da educação professora Irany Freire Bento e demais autoridades.
Os Jogos Escolares Especiais são coordenados pela CEC, em parceria com a Representação de Ensino de Ji-Paraná e tem o objetivo de promover a prática desportiva aos alunos/atletas portadores de necessidades especiais, contribuindo para o desenvolvimento integral dos mesmos como seres autônomos, democráticos e participantes, incentivando o exercício da cidadania, o desenvolvimento de suas aptidões físicas, e criando oportunidades de inclusão social por meio do esporte.
Os alunos/atletas participarão dos jogos nas modalidades de atletismo, natação, bocha, futsal, chute a gol e dança, divididos por categorias DI (Deficiência Intelectual) e DA (Deficiência Auditiva). Ao todo são cerca de 500 participantes de 21 municípios do estado.
Após a entrada das delegações de Alta Floresta, Alvorada do Oeste, Ariquemes, Cacoal, Costa Marques, Colorado do Oeste, Espigão do Oeste, Guajará-Mirim, Machadinho do Oeste, Nova Brasilândia, Ouro Preto, Pimenta Bueno, Porto Velho, Presidente Médice, Rolim de Moura, Santa Luzia, São Francisco, Seringueiras, Urupá e Ji-Paraná, todos cantaram o Hino Nacional e em seguida assistiram a entrada da tocha olímpica conduzida pelos alunos João Marcelo - DI (APAE Ji-Paraná), Aparecida Daiany – Cadeirante DI (APAE Ji-Paraná) e por Ronaldo Oliveira Veloso – DA (CEEJA) , que acenderam a pira.
A Coordenadora da CEC, Márcia Cassol na oportunidade saudou a todos e em seu discurso falou da alegria em participar diretamente dos jogos especiais, “Para nós da CEC é um prazer poder ver através dos olhos desses alunos especiais a felicidade por eles estarem incluídos em um evento tão grandioso como o JOEER, onde são compartilhados os valores, as habilidades e principalmente o companheirismo por meio da ação participativa e integrada desses atletas e dos educadores em geral”, disse a coordenadora.
Na ocasião os presentes prestigiaram as apresentações dos alunos da APAE de Ji-Paraná com o tema Dança Folclórica Italiana, a Tarantela tendo como coreógrafo o professor Sérgio Brasileiro. Em seguida os instrumentistas da Orquestra em Ação da Associação de Amigos da Orquestra de Ji-Paraná realizaram a finalização da Cerimônia de Abertura dos Jogos Escolares Especiais de Rondônia 2010.
Alunos/atletas especiais iniciam as competições
Na quarta-feira (03) teve inicio as competições de atletismo, os alunos/atletas disputaram os 100, 200 e os 400 metros na corrida feminina e masculina, além das disputas do salto em distância, arremesso de dardos, onde as provas foram realizadas no Estádio Biancão, além das competições de bocha que aconteceram na CEDEL e os jogos de futsal no ginásio Gerivaldão.
A animação e a determinação dos alunos atletas empolgou a torcida, em sua maioria formada pelos professores, técnicos e familiares presentes nos locais de competições. Nos locais de provas os alunos puderam contar com apoio médico e segurança, formados pelos bombeiros e policiais militares que acompanham todas as competições.
No período da tarde aconteceu as competições de atletismo, bocha e de futsal e também o ensaio dos participantes de música e dança. A partir das 19:30 horas no Ginásio Adão Lamota, foram realizadas as disputas de música e dança de várias categorias.
Durante a realização dos jogos são proporcionados momentos diferenciados aos alunos, assim como a troca de experiência, o compartilhamento de valores, habilidades entre outros por meio de ações que os envolvem através da integração dos atletas, dos profissionais da educação, coordenação, familiares e a comunidade local.
Fonte: Decom
Avenida Guaporé recebe obra histórica da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), concluiu uma obra histórica de iluminação pública ao longo de do
Maior concurso público da história de Porto Velho desperta esperança e mobiliza estudantes
A Prefeitura de Porto Velho anunciou o planejamento do maior concurso público da história da capital. Com salários que podem chegar a R$ 22 mil, o cer
Lanche Extra proporciona nova realidade para alunos da rede municipal de ensino em Porto Velho
A estudante Elke de Souza, moradora do bairro Rio Madeira em Porto Velho, é mãe de duas crianças: Luís Henrique Vieira, 8 anos, e da Helena Vieira, 7
Prefeitura de Porto Velho lança campanha “Carinho não é Segredo” contra violência infantil
A luta por um mundo mais seguro para as crianças é o foco da campanha “Carinho não é Segredo”, promovida pela Prefeitura de Porto Velho, sob a articul