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Ji-Paraná recebe Jogos Escolares Especiais


 
O Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) realizou na terça-feira (02), às 19:30 horas a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Especiais de Rondônia (JOEER). Os jogos serão realizados na cidade de Ji-Paraná até o dia 06 de novembro.

Compondo a mesa de autoridades estive presente a Coordenadora da CEC, professor Márcia Cassol; a representante de ensino, professora Syneide Grhal Muller, que na ocasião representou a secretária de estado da educação professora Irany Freire Bento e demais autoridades.

Os Jogos Escolares Especiais são coordenados pela CEC, em parceria com a Representação de Ensino de Ji-Paraná e tem o objetivo de promover a prática desportiva aos alunos/atletas portadores de necessidades especiais, contribuindo para o desenvolvimento integral dos mesmos como seres autônomos, democráticos e participantes, incentivando o exercício da cidadania, o desenvolvimento de suas aptidões físicas, e criando oportunidades de inclusão social por meio do esporte.

Os alunos/atletas participarão dos jogos nas modalidades de atletismo, natação, bocha, futsal, chute a gol e dança, divididos por categorias DI (Deficiência Intelectual) e DA (Deficiência Auditiva). Ao todo são cerca de 500 participantes de 21 municípios do estado.

Após a entrada das delegações de Alta Floresta, Alvorada do Oeste, Ariquemes, Cacoal, Costa Marques, Colorado do Oeste, Espigão do Oeste, Guajará-Mirim, Machadinho do Oeste, Nova Brasilândia, Ouro Preto, Pimenta Bueno, Porto Velho, Presidente Médice, Rolim de Moura, Santa Luzia, São Francisco, Seringueiras, Urupá e Ji-Paraná, todos cantaram o Hino Nacional e em seguida assistiram a entrada da tocha olímpica conduzida pelos alunos João Marcelo - DI (APAE Ji-Paraná), Aparecida Daiany – Cadeirante DI (APAE Ji-Paraná) e por Ronaldo Oliveira Veloso – DA (CEEJA) , que acenderam a pira.

A Coordenadora da CEC, Márcia Cassol na oportunidade saudou a todos e em seu discurso falou da alegria em participar diretamente dos jogos especiais, “Para nós da CEC é um prazer poder ver através dos olhos desses alunos especiais a felicidade por eles estarem incluídos em um evento tão grandioso como o JOEER, onde são compartilhados os valores, as habilidades e principalmente o companheirismo por meio da ação participativa e integrada desses atletas e dos educadores em geral”, disse a coordenadora.

Na ocasião os presentes prestigiaram as apresentações dos alunos da APAE de Ji-Paraná com o tema Dança Folclórica Italiana, a Tarantela tendo como coreógrafo o professor Sérgio Brasileiro. Em seguida os instrumentistas da Orquestra em Ação da Associação de Amigos da Orquestra de Ji-Paraná realizaram a finalização da Cerimônia de Abertura dos Jogos Escolares Especiais de Rondônia 2010.

 

Alunos/atletas especiais iniciam as competições

Na quarta-feira (03) teve inicio as competições de atletismo, os alunos/atletas disputaram os 100, 200 e os 400 metros na corrida feminina e masculina, além das disputas do salto em distância, arremesso de dardos, onde as provas foram realizadas no Estádio Biancão, além das competições de bocha que aconteceram na CEDEL e os jogos de futsal no ginásio Gerivaldão.

A animação e a determinação dos alunos atletas empolgou a torcida, em sua maioria formada pelos professores, técnicos e familiares presentes nos locais de competições. Nos locais de provas os alunos puderam contar com apoio médico e segurança, formados pelos bombeiros e policiais militares que acompanham todas as competições.

No período da tarde aconteceu as competições de atletismo, bocha e de futsal e também o ensaio dos participantes de música e dança. A partir das 19:30 horas no Ginásio Adão Lamota, foram realizadas as disputas de música e dança de várias categorias.

Durante a realização dos jogos são proporcionados momentos diferenciados aos alunos, assim como a troca de experiência, o compartilhamento de valores, habilidades entre outros por meio de ações que os envolvem através da integração dos atletas, dos profissionais da educação, coordenação, familiares e a comunidade local.

Fonte: Decom

 

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