Sexta-feira, 26 de junho de 2009 - 20h08
Até o final do ano deverá ser concluído o recadastramento sócio-econômico e imobiliário de Ji-Paraná, que será realizado pela Prefeitura Municipal. O início dos trabalhos está previsto para o dia primeiro de julho e permitirá a Prefeitura, ter um cadastro atualizado, e assim cobrar com justiça os tributos municipais.
Segundo informações do Secretário Municipal de Fazenda, Washinton Roberto do Nascimento, atualmente existem apenas 37 mil cadastros no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o que significa que mais de 10 mil novos registros deverão ser realizados.
Precisamos regularizar essa situação. São muitas propriedades sem cadastro e outras, que mesmo cadastradas, acabam pagando valores que estão desatualizados. Um exemplo simples é que moradores de uma mesma rua acabam pagando valores muito diferentes, uns dos outros, o que gera uma injustiça fiscal. Precisamos acabar com isso, explicou o Secretário.
Além dos imóveis, também serão recadastradas todas as empresas do município. Washinton também salientou que existem cerca de cinco mil lotes de propriedade da prefeitura, o que representa três mil e 600 hectares, que estão atualmente ocupados por posseiros.
Os ocupantes desses lotes terão que provar a utilização dos mesmos ou estão sujeitos a perderem essas áreas, que deverão ser reintegradas ao patrimônio municipal.
Um outro dado alarmante é a baixa arrecadação do IPTU no município. Segundo Washinton, apenas 30% dos valores lançados são recebidos. Os outros 70 % que não são pagos, porque estão lançados com valores incorretos, ou porque existe a falta de dados, causa um grande prejuízo aos cofres públicos.
O primeiro cadastro imobiliário do município foi realizado em 1983 e o cadastro imobiliário em 1998. Nesses 11 anos a cidade se transformou muito, disse o Secretário.
Como será realizado recadastramento?
Equipes formadas por servidores municipais estarão realizando a divulgação, de porta em porta, das ações municipais quanto ao cadastramento e recadastramento, informando que estarão atuando em determinado local durante certo período, para que a comunidade possa providenciar alguém que fique no imóvel para receber a equipe da Prefeitura.
Fonte: Ascom
Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho
Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho
Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque
Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano
Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr
Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)