Quarta-feira, 19 de novembro de 2008 - 17h59
A secretaria municipal de saúde e delegacia regional de saúde de Ji-Paraná promoveram nesta quarta-feira uma carreata pelas ruas de Ji-Paraná em ocasião do Dia D de Combate a Dengue. A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa.
Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue no mundo.
O delegado regional de saúde, João Alexandre, em conversa com nossa reportagem disse que em nosso país, as condições socioambientais favoráveis à expansão do Aedes aegypti possibilitaram a dispersão do vetor desde sua reintrodução em 1976 e o avanço da doença. Essa reintrodução não conseguiu ser controlada com os métodos tradicionalmente empregados no combate às doenças transmitidas por vetores.
Programas com baixíssima ou mesmo nenhuma participação da comunidade, sem integração intersetorial e com pequena utilização do instrumental epidemiológico mostraram-se incapazes de conter um vetor com altíssima capacidade de adaptação ao novo ambiente criado pela urbanização acelerada e pelos novos hábitos, os mosquitos passaram a se proliferar também em águas poluídas.
Diante dessa realidade estamos convocando toda população para ter sua participação no combate ao mosquito transmissor da Dengue, não deixando água parada, pneus, fossas e caixas água sem tampa em seus quintais. "Esse é o remédio caseiro que todos podem aplicar contra esse vetor", afirmou João Alexandre.
Fonte: Decom
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH
A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho
Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos
A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ

Rotas do transporte coletivo serão alteradas durante o Carnaval Béra folia
O Carnaval 2026 contará com alterações nas linhas de ônibus que circulam pelas ruas de Porto Velho. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança,
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)