Porto Velho (RO) terça-feira, 15 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Ji-Paraná realiza Dia D de Combate a Dengue



A secretaria municipal de saúde e delegacia regional de saúde de Ji-Paraná promoveram nesta quarta-feira uma carreata pelas ruas de Ji-Paraná em ocasião do Dia D de Combate a Dengue. A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa.

Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue no mundo.

O delegado regional de saúde, João Alexandre, em conversa com nossa reportagem disse que em nosso país, as condições socioambientais favoráveis à expansão do Aedes aegypti possibilitaram a dispersão do vetor desde sua reintrodução em 1976 e o avanço da doença. Essa reintrodução não conseguiu ser controlada com os métodos tradicionalmente empregados no combate às doenças transmitidas por vetores.

Programas com baixíssima ou mesmo nenhuma participação da comunidade, sem integração intersetorial e com pequena utilização do instrumental epidemiológico mostraram-se incapazes de conter um vetor com altíssima capacidade de adaptação ao novo ambiente criado pela urbanização acelerada e pelos novos hábitos, os mosquitos passaram a se proliferar também em águas poluídas.

Diante dessa realidade estamos convocando toda população para ter sua participação no combate ao mosquito transmissor da Dengue, não deixando água parada, pneus, fossas e caixas água sem tampa em seus quintais. "Esse é o remédio caseiro que todos podem aplicar contra esse vetor", afirmou João Alexandre.

Fonte: Decom

Mais Sobre Municípios

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras da Prefeitura de Porto Velho seguem em ritmo acelerado nesta segunda-feira (14), com serviços estruturantes em 11 bairros. Elas reali

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Em pleno domingo (13), foram iniciadas as obras de asfaltamento do programa Tchau Poeira, do Governo do Estado, em Ariquemes. O início dos trabalhos