Porto Velho (RO) quarta-feira, 26 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Ji-Paraná: Prefeitura poderá emitir licença ambiental


Um termo de cooperação entre a Sedam e a Secretaria de Meio Ambiente de Ji-Paraná dará autonomia ao município para liberar licenças ambientais para o comércio e indústria, inclusive, para o setor rural, com liberação de projetos para piscicultura para lâminas d’água em área de até cinco hectares. Um pacto cooperativo entre Estado e Município será assinado até o final deste mês de março. A Sedam também irá capacitar técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Ji-Paraná.

Esse termo de cooperação, segundo o Prefeito Jesualdo Pires, irá permitir que a Prefeitura, através da SEMEIA, faça a emissão de licenças ambientais de pequenos impactos. Esta medida dará mais agilidade e facilitará a vida de inúmeros pequenos e médios empreendimentos localizados na cidade, como exemplo, oficinas, supermercados, borracharias, lojas, depósitos de areia, lavadores de veículos e outros.

“Hoje o processo para a emissão da licença ambiental é bastante burocrático e o pequeno empresário precisa muitas vezes recorrer a Capital Porto Velho para conseguir a licença. Trazendo esta responsabilidade para o Executivo Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, conseguiremos agilizar todo esse processo e emitir toda a documentação por Ji-Paraná”, ressaltou o Prefeito.

O Secretário de Meio Ambiente de Ji-Paraná, Reinaldo da Emater, afirmou que com o aval da Sedam, ele acredita que até o final do mês de março a Secretaria de Meio Ambiente estará autorizada a realizar a emissão das licenças.

“Já tivemos uma reunião com a Secretária da Sedam, Nanci Rodrigues, onde ela nos garantiu que irá autorizar a transferência das emissões de licenças para a Prefeitura de Ji-Paraná, com também irá enviar uma equipe técnica para a capacitação dos servidores da Secretária Municipal de Meio Ambiente. Acredito que até o final do mês de março estaremos emitindo as licenças através da Secretária de Meio Ambiente”, concluiu Reinaldo.

Aterro Sanitário - O prefeito Jesualdo Pires (PSB) e a Secretária de Estado de Desenvolvimento Ambiental, Nanci Rodrigues, também firmaram parceria para a realização de melhorias para o aterro sanitário municipal. A intenção é que haja cooperação entre a Sedam e a Secretária Municipal de Meio Ambiente para realizar adequações no aterro sanitário municipal, especialmente quanto às lagoas para o tratamento de esgoto e a recuperação da área degradada.

Conforme o prefeito Jesualdo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente já realizou algumas melhorias no local e já estuda um projeto para criação de um novo aterro que atenda às exigências ambientais, dando destinação e armazenamento adequado para os resíduos produzidos na cidade. Para isso, a prefeitura também estuda uma parceria através do CINCER0 (Consorcio Intermunicipal).

 Fonte: Decom
 

Mais Sobre Municípios

Mais de 500 pets recebem vacinação antirrábica em ação no Bairro Novo, em Porto Velho

Mais de 500 pets recebem vacinação antirrábica em ação no Bairro Novo, em Porto Velho

Buscando garantir a imunização de cães e gatos contra a raiva, o município promove, até essa semana, a vacinação antirrábica em animais de estimação d

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

A Prefeitura de Vilhena iniciou na manhã desta sexta-feira, 21, o pagamento da bonificação extraordinária no valor do salário base de cada categoria

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Buscando atender a alta demanda por testes e atendimentos para covid-19, o município vai destinar, a partir da próxima segunda-feira (24), nove unidad