Porto Velho (RO) terça-feira, 19 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

JI-PARANÁ: Obra da ponte sobre o Rio Machado segue normalmente


 
O cronograma de realização da obra de alargamento sobre a ponte do Rio Machado, em Ji-Paraná, vem sendo cumprido de acordo com as necessidades técnicas de cada serviço a ser realizado. De acordo com informações do engenheiro da GM Engenharia, executora da obra, Gustavo Rivarola, ainda está sendo realizada a troca dos aparelhos de apoio, confeccionado em um borracha especial, que serve de amortecedor do impacto causado pelos veículos que transitam sobre a ponte, localizadas na região de junção dos pilares com a base de concreto. 

“Temos oito locais onde será realizada a completa substituição deste material. Cada local possui um conjunto com quatro borrachas, perfazendo um total de 32. No início da obra realizamos o preparo destas áreas e também a colocação de peças provisórias de ferro. Agora efetuamos a demolição dos topos dos pilares onde estão localizadas as borrachas a serem substituídas, trocamos o material, retiramos a placa provisória de ferro e depois reconstituímos o concreto”, explicou. 

Dos 32 aparelhos a serem trocados, 16 já estão concluídos. A previsão do término deste trabalho é para o final deste mês. 

Ainda segundo Gustavo, provavelmente no final da tarde de hoje (13) o trânsito dos veículos já deverá ter sido alterado para as pistas duplicadas, de forma que a área central da ponte fique liberada para que seja iniciada a retirada do asfalto antigo e corrigido possíveis problemas de pavimentação que venham a surgir, e em seguida seja realizada a concretagem, interligando as margens com o centro. 

“Com o desvio, que não necessitará que o trânsito seja interrompido, precisaremos fazer a colocação de massa asfáltica para correção do desnível da parte central para as cabeceiras. Esta colocação de asfalto depende das condições climáticas, ou seja, sem chuva. Visto que os últimos dias foram de chuva em Ji-Paraná, não pudemos concluir a colocação deste material. Acreditamos que agora com o tempo menos chuvoso, essa parte possa ser concluída. Quanto a problemas na pavimentação da ponte antiga, já encontramos alguns locais onde o concreto necessita ser refeito”, salientou, explicando ainda que será feita a instalação de iluminação e sinalização de trânsito adequados à alteração que será realizada. 

Um outro ponto que tem provocado questionamentos e chamado atenção é quanto à iluminação sobre a ponte. Segundo Sandra Guareschi, responsável pela GM Engenharia em Ji-Paraná, há um problema constante nesta área, pois é grande o vandalismo. “Realizamos sempre a manutenção deste sistema de iluminação, mas não temos como combater o grande número de ações de vandalismo que ocorrem, onde são quebros e retirados suportes, lâmpadas e cabos de energia”, disse Sandra.

Durante a manhã de hoje, além da troca das borrachas, os funcionários da GM estiveram trabalhando no escoamento da água acumulada no vão central da ponte. Mesmo havendo um desnível estrutural para escoamento destas águas, o mesmo não funciona no momento por causa da duplicação já realizada que é 15 centímetros acima da pista antiga. 

Os responsáveis pela obra voltam a afirmar à população que o andamento da mesma depende das boas condições climáticas, ou seja, período estiado, sem chuvas.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Prefeita de Ariquemes visita produtor de silagem de milho e criador de gado leiteiro

Prefeita de Ariquemes visita produtor de silagem de milho e criador de gado leiteiro

Na oportunidade o Secretário de Agricultura Indústria e Comércio (SEMAIC), Antônio Marcos, acompanhou a prefeita Carla Redano, que visitaram a proprie

Hospital de Campanha da Prefeitura de Vilhena vai oferecer mais 20 leitos para covid-19 nos próximos dias

Hospital de Campanha da Prefeitura de Vilhena vai oferecer mais 20 leitos para covid-19 nos próximos dias

A Prefeitura de Vilhena está habilitando um Hospital de Campanha para atender os pacientes que necessitem de atendimento e tenham sintomas de covid-

Prefeitura de Porto Velho volta a fechar Parque da Cidade para evitar aglomerações

Prefeitura de Porto Velho volta a fechar Parque da Cidade para evitar aglomerações

Em decorrência do período de calamidade pública e o aumento de mortes causadas pela Covid-19, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de Dese

IPTU E TRSD - Prefeitura de Porto Velho informa que serviços podem ser feitos de forma virtual

IPTU E TRSD - Prefeitura de Porto Velho informa que serviços podem ser feitos de forma virtual

Atenta a elevação no número de infectados pela Covid 19, a Prefeitura de Porto Velho por intermédio da Secretaria Municipal de Fazenda, informa aos co