Porto Velho (RO) sexta-feira, 27 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Ji-Paraná: MPF adverte Caerd para substituir adutora


Em Ji-Paraná, uma inspeção do Ministério Público Federal (MPF) constatou que uma adutora da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) localizada na ponte sobre o rio Machado está em situação precária, apresentando riscos de rompimento. Em uma reunião realizada ontem, 16 de janeiro, na sede do MPF, a Caerd foi advertida para prestar informações sobre a imediata substituição da adutora no prazo de 20 dias, apresentando documentos sobre a troca.
 

Durante a reunião, o procurador da República José Rubens Plates lembrou do rompimento da adutora ocorrido em maio de 2012, que causou prejuízos ao tráfego de veículos na BR-364 e a necessidade de reparos na ponte sobre o rio Machado, feitos pelo DNIT, com gastos de aproximadamente 712 mil reais. Segundo trabalhos periciais e levantamento feito pelo DNIT, o acidente teria sido ocasionado em razão da antiguidade da adutora que atravessa a ponte, instalada há aproximadamente 14 anos.
 

A Caerd foi advertida de que está havendo atraso excessivo para substituição da adutora, o que pode gerar responsabilização. O gerente da Caerd, José Iran, o representante do DNIT em Rondônia, Pedro Katusyoshi Nakayama, e o secretário de Planejamento de Ji-Paraná, Marcito Pinto, receberam cópias do relatório da inspeção realizada pelo MPF em novembro do ano passado, com fotografias dos vazamentos encontrados na adutora.
 

O representante da Caerd informou que, em novembro de 2013, houve ordem de serviço expedida para substituição da adutora sob toda a extensão da ponte sobre o rio Machado, mas que o projeto não previu a interferência dos cabos de fibra ótica para passagem da tubulação. Ele afirmou que o projeto está sendo corrigido para que seja definitivamente executado.
 

Na reunião, além dos esclarecimentos prestados, o MPF solicitou ao DNIT e à prefeitura de Ji-Paraná documentação sobre os problemas relacionados à adutora.
 

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)

Mais Sobre Municípios

Carreata da campanha “Faça Bonito” mobiliza sociedade para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Carreata da campanha “Faça Bonito” mobiliza sociedade para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - Semdes, realizou nesta quarta-feira, 18, uma carreata alusiv

Ordem de serviço garante mais de R$ 17 milhões para obras no bairro Igarapé em Porto Velho

Ordem de serviço garante mais de R$ 17 milhões para obras no bairro Igarapé em Porto Velho

A ordem de serviço para início das obras de infraestrutura no bairro Igarapé, zona Leste de Porto Velho, foi assinada na noite da última segunda-feira