Porto Velho (RO) sexta-feira, 25 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

JI-PARANÁ: Jovens engajados no mundo digital



Fundação JiCred amplia atendimento com aulas de informática e abre novas perspectivas para crianças e adolescentes assistidas pelo projeto Social Sonho Meu


Cada vez mais a tecnologia assume lugar de relevância na vida das pessoas, seja na forma de novos conhecimentos, ou quando é utilizada como instrumento de desenvolvimento social. Quando se aprende a lidar com o computador, transpondo barreiras e se adequando ao atual mundo tecnológico, novos horizontes se abrem na vida de cada usuário. É com essa visão e pensamento focado no futuro dos jovens assistidos pelo Projeto Social Sonho Meu, que a Fundação JiCred disponibilizou um Centro Tecnológico, com modernos equipamentos, para oferecer cursos na área de informática a crianças e jovens carentes de Ji-Paraná. 

O local funciona na Sede Social do Sonho Meu e atende atualmente cerca de 100 crianças e adolescentes, entre oito e 18 anos, que aprendem desde a digitação, o básico do Sistema Operacional Windows, com seus aplicativos Word, Excel, Access, Power Point, como também Corel Draw, rede, manutenção e montagem de computadores. O Centro tecnológico possui 25 máquinas, um notebook e um data show, que, segundo o professor Gildan Ferreira, é uma ferramenta essencial para facilitar a introdução do conteúdo das aulas, dinamizando o curso. 

De acordo com o presidente da Fundação Ji-Cred, empresário Elton Pereira de Oliveira, o curso de informática faz parte do conteúdo programático do projeto Social Sonho Meu, e tem por finalidade promover a inclusão digital entre as crianças e jovens atendidos pela instituição. “É inegável que a informática faz parte da formação básica de qualquer criança e adolescente”, explicou o presidente ao destacar que a missão da Fundação Ji Cred é prestar atendimento social, educacional, cultural e de geração de emprego e renda. 

“Além das quatro horas de aula durante a semana, estamos com um reforço aos sábados que em muito contribui para que esses alunos possam praticar mais seus conhecimentos. Utilizamos nas aulas alguns programas indicados para a faixa etária de cada aluno, além de reservar um tempo da aula para que eles acessem a internet, que é uma fase importante no processo de aprendizam. Como esse período só é liberado após a conclusão dos exercícios, constatamos que tem funcionado como um incentivo a mais para as crianças”, explicou Gildan. 

O curso de informática do Projeto Sonho Meu foi iniciado no ano passado, com cursos básicos, e os primeiros equipamentos foram adquiridos pela Fundação JiCred. A ampliação do projeto teve a parceria do deputado Jesualdo Pires que viabilizou recursos do Governo do Estado por meio de emenda parlamentar 

Transpondo limites 

Outra faixa etária que está sendo privilegiada com o Centro Tecnológico são os adultos que freqüentam o curso noturno oferecido por uma parceria entre a Fundação JiCred e o Serviço Social da Indústria (Sesi). São cerca de 50 pessoas que se beneficiam com a formação tecnológica, essencial para atuação no mercado de trabalho. 

Segundo o diretor executivo da Fundação JiCred, Norberto Gohl, esse Centro Tecnológico será expandido para que outras entidades, que também trabalham com assistência a famílias carentes, possam desfrutar dos seus benefícios. 

“Montamos esse Centro Tecnológico com recursos da Secretaria estadual de Ação Social, via emenda parlamentar do deputado estadual Jesualdo Pires, no valor de R$ 55 mil. Ao todo foram adquiridos 38 computadores, 15 impressoras, três notebooks e três datas show. Estamos com equipamentos ainda para serem instalados, por isso estamos buscando firmar novas parcerias. Queremos atingir um número maior de pessoas beneficiadas com essa profissionalização”, explicou.

Fonte: Adriana Albuquerque

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam