Terça-feira, 3 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ji-Paraná fica em nono lugar no Ranking Previne Brasil em RO

Município subiu 3 posições em relação ao levantamento anterior


Ji-Paraná fica em nono lugar no Ranking Previne Brasil em RO - Gente de Opinião

Ji-Paraná subiu três posições e se classificou em 9º lugar no Ranking do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, entre os municípios de Rondônia. Segundo a Prefeitura, das quatro cidades com mais de 100 mil habitantes, Ji-Paraná ficou em segundo, atrás apenas de Vilhena e à frente de Ariquemes e Porto Velho.

Os dados apresentados levaram em conta as ações do último quadrimestre (setembro, outubro, novembro e dezembro) de 2022. O Previne Brasil é o modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) e conta com sete indicadores para fazer o repasse financeiro federal a municípios, com base no critério populacional.

“O monitoramento e avaliação dos indicadores de desempenho garantem mais qualidade e transparência nas ações de Atenção Básica. Agora, vamos compartilhar esses dados com a equipe, avaliar onde acertamos e o que podemos fazer para melhorar os indicadores”, explicou Kellen Nayara Cardoso, diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

No levantamento do segundo quadrimestre de 2022, referente aos meses de maio, junho, julho e agosto, Ji-Paraná ficou com a 12ª posição entre os municípios de Rondônia. Nos últimos quatro meses do ano, o município alcançou o 9º lugar, garantindo 91% do repasse para a APS, destinado pelo governo federal.

A diretora do DAB da Semusa explicou que, quanto maior o município, mais difícil é alcançar as metas do Previne Brasil. “Uma cidade com poucos habitantes consegue bater 100% de cobertura com apenas duas equipes. Quanto maior o município, mais complicado é para conseguir atingir a cobertura, pois também são maiores as diversidades de casos e a complexidade para alcançar todos os indicadores do Previne Brasil”, ressaltou Nayara Cardoso.

Ji-Paraná teve melhor colocação que municípios com o porte populacional similar, como Ariquemes (41º) e Cacoal (39º), além da capital Porto Velho (29º), que tem aproximadamente 500 mil habitantes. Das cidades com mais de 100 mil moradores, apenas Vilhena (6º) ficou à frente de Ji-Paraná.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 3 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Prefeitura de Porto Velho inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Mesmo com o período chuvoso que atinge a capital rondoniense desde o início da semana, a frente de trabalho coordenada pela Prefeitura de Porto Velho,

Lei pode garantir spray de pimenta para mulheres em Porto Velho

Lei pode garantir spray de pimenta para mulheres em Porto Velho

O Poder Executivo de Porto Velho encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 12/02/26, que institui a Política Municipal de Proteção à Mulhe

Prefeitura volta a isolar área no Cai N’Água após risco de desmoronamento

Prefeitura volta a isolar área no Cai N’Água após risco de desmoronamento

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Defesa Civil Municipal, acompanha de forma contínua a situação do canal localizado na região do Cai N’Água, q

Acesso alternativo é feito na estrada de Santo Antônio pela Prefeitura de Porto Velho

Acesso alternativo é feito na estrada de Santo Antônio pela Prefeitura de Porto Velho

A forte chuva registrada nesta quinta-feira (26) causou o transbordamento do igarapé Bate-Estaca e abriu uma cratera na Estrada de Santo Antônio, em P

Gente de Opinião Terça-feira, 3 de março de 2026 | Porto Velho (RO)