Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ji-Paraná fica em nono lugar no Ranking Previne Brasil em RO

Município subiu 3 posições em relação ao levantamento anterior


Ji-Paraná fica em nono lugar no Ranking Previne Brasil em RO - Gente de Opinião

Ji-Paraná subiu três posições e se classificou em 9º lugar no Ranking do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, entre os municípios de Rondônia. Segundo a Prefeitura, das quatro cidades com mais de 100 mil habitantes, Ji-Paraná ficou em segundo, atrás apenas de Vilhena e à frente de Ariquemes e Porto Velho.

Os dados apresentados levaram em conta as ações do último quadrimestre (setembro, outubro, novembro e dezembro) de 2022. O Previne Brasil é o modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) e conta com sete indicadores para fazer o repasse financeiro federal a municípios, com base no critério populacional.

“O monitoramento e avaliação dos indicadores de desempenho garantem mais qualidade e transparência nas ações de Atenção Básica. Agora, vamos compartilhar esses dados com a equipe, avaliar onde acertamos e o que podemos fazer para melhorar os indicadores”, explicou Kellen Nayara Cardoso, diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

No levantamento do segundo quadrimestre de 2022, referente aos meses de maio, junho, julho e agosto, Ji-Paraná ficou com a 12ª posição entre os municípios de Rondônia. Nos últimos quatro meses do ano, o município alcançou o 9º lugar, garantindo 91% do repasse para a APS, destinado pelo governo federal.

A diretora do DAB da Semusa explicou que, quanto maior o município, mais difícil é alcançar as metas do Previne Brasil. “Uma cidade com poucos habitantes consegue bater 100% de cobertura com apenas duas equipes. Quanto maior o município, mais complicado é para conseguir atingir a cobertura, pois também são maiores as diversidades de casos e a complexidade para alcançar todos os indicadores do Previne Brasil”, ressaltou Nayara Cardoso.

Ji-Paraná teve melhor colocação que municípios com o porte populacional similar, como Ariquemes (41º) e Cacoal (39º), além da capital Porto Velho (29º), que tem aproximadamente 500 mil habitantes. Das cidades com mais de 100 mil moradores, apenas Vilhena (6º) ficou à frente de Ji-Paraná.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Estudo preliminar do Ecossistema de Inovação de Cacoal será entregue nesta terça

Estudo preliminar do Ecossistema de Inovação de Cacoal será entregue nesta terça

O Sebrae em Rondônia promoveu um debate a respeito do desenvolvimento da inovação e tecnologia na região de Cacoal. Trata-se do Ecossistema Local de

Cacoal dá primeiro passo para a Lei de Inovação com apoio do Sebrae em Rondônia

Cacoal dá primeiro passo para a Lei de Inovação com apoio do Sebrae em Rondônia

Na manhã do dia 21 de agosto, o município de Cacoal deu início oficial ao processo de elaboração da minuta da Lei de Inovação. A primeira etapa acon

Trecho da avenida Anysio da Rocha volta a operar em mão dupla a partir do próximo domingo (24)

Trecho da avenida Anysio da Rocha volta a operar em mão dupla a partir do próximo domingo (24)

Como medida de planejamento do trânsito na região do bairro Rio Madeira, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, T

Avenida Guaporé recebe obra histórica da Prefeitura de Porto Velho

Avenida Guaporé recebe obra histórica da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), concluiu uma obra histórica de iluminação pública ao longo de do

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)