Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ji-Paraná fica em nono lugar no Ranking Previne Brasil em RO

Município subiu 3 posições em relação ao levantamento anterior


Ji-Paraná fica em nono lugar no Ranking Previne Brasil em RO - Gente de Opinião

Ji-Paraná subiu três posições e se classificou em 9º lugar no Ranking do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, entre os municípios de Rondônia. Segundo a Prefeitura, das quatro cidades com mais de 100 mil habitantes, Ji-Paraná ficou em segundo, atrás apenas de Vilhena e à frente de Ariquemes e Porto Velho.

Os dados apresentados levaram em conta as ações do último quadrimestre (setembro, outubro, novembro e dezembro) de 2022. O Previne Brasil é o modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) e conta com sete indicadores para fazer o repasse financeiro federal a municípios, com base no critério populacional.

“O monitoramento e avaliação dos indicadores de desempenho garantem mais qualidade e transparência nas ações de Atenção Básica. Agora, vamos compartilhar esses dados com a equipe, avaliar onde acertamos e o que podemos fazer para melhorar os indicadores”, explicou Kellen Nayara Cardoso, diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

No levantamento do segundo quadrimestre de 2022, referente aos meses de maio, junho, julho e agosto, Ji-Paraná ficou com a 12ª posição entre os municípios de Rondônia. Nos últimos quatro meses do ano, o município alcançou o 9º lugar, garantindo 91% do repasse para a APS, destinado pelo governo federal.

A diretora do DAB da Semusa explicou que, quanto maior o município, mais difícil é alcançar as metas do Previne Brasil. “Uma cidade com poucos habitantes consegue bater 100% de cobertura com apenas duas equipes. Quanto maior o município, mais complicado é para conseguir atingir a cobertura, pois também são maiores as diversidades de casos e a complexidade para alcançar todos os indicadores do Previne Brasil”, ressaltou Nayara Cardoso.

Ji-Paraná teve melhor colocação que municípios com o porte populacional similar, como Ariquemes (41º) e Cacoal (39º), além da capital Porto Velho (29º), que tem aproximadamente 500 mil habitantes. Das cidades com mais de 100 mil moradores, apenas Vilhena (6º) ficou à frente de Ji-Paraná.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)